sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

História do Povoado Farmácia


A vereadora Ana Dalva Batista Reis nasceu no povoado Farmácia, município de Heliópolis, em 9 de Janeiro de 1964. Ela é filha de Júlio Batista Reis (falecido) e Ana Batista dos Reis. Por onde passa, o nome do povoado causa surpresa. Como muitos jovens não conhecem a verdadeira história, Ana Dalva posta aqui um pequeno resumo da sua terra natal. Veja aqui a história curiosa do povoado.
História do Povoado Farmácia, em Heliópolis - Bahia
O povoado Farmácia nasceu nos anos iniciais da década de cinquenta no século XX. Por volta de 1952, com a abertura da estrada, hoje BA-393, uma senhora de nome Vicença, acompanhada de seu filho Venâncio e de sua mãe Alexandrina, comprou uma pequena propriedade onde hoje é a rua dos Vieira. Nas margens da estrada construiu um Boteco de Palha vendendo cachaça com cascas de pau. Logo para o local acorreram vários agricultores e tropeiros. Não demorou muito e o boteco foi apelidado de Farmácia da Vicença. Quando alguém desejava curar-se de algum mal, dirigia-se à Farmácia. Vicença também gostava de beber. Era, segundo moradores mais antigos, muito valente, principalmente quando alcoolizada. 
Com a viuvez de um senhor chamado João Maia, Vicença virou companheira dele e passou a ser conhecida por Vicença de João Maia. Nesta época já havia novos moradores no local. O primeiro a construir uma casa de alvenaria foi o sr. João Pequeno, que não chegou a morar no local. Vendeu a casa para João Virgínio, o 2º morador do povoado que nascia. A 2ª casa de alvenaria foi construída por Manoel Caetano. Ali constitui família casando-se com Dalva Batista e só saiu do local em 1956, indo para a cidade de Ilhéus. Daí em diante o povoado cresceu e seus moradores iniciais tiveram destinos diversos. Venâncio, filho de Vicença, saiu da Farmácia e tem paradeiro desconhecido. A mãe de Vicença logo foi embora e não se sabe onde viveu. Manoel Caetano morreu em Salvador, depois de viver muitos anos em Ilhéus. 
Fim trágico foi o de Vicença de João Maia. Numa briga de bêbados, foi atingida por uma estaca na cabeça. Já afetada pelo álcool e sem se preocupar muito com a saúde, morreu em conseqüência disso. Dizem que a infecção foi tão violenta que, durante o velório, bichos saiam do orifício aberto em sua cabeça. A última morada de Vicença foi no centro da principal avenida do povoado. (1ª foto: Local da última morada de Vicença de João Maia. 2ª foto: Casa onde morou João Vigínio, 3ª foto: Casa, já modificada, onde morou Manoel Caetano).

Um comentário:

  1. adorei a matéria,passado e presente que retratam de forma mt clara nossos familiares,em especial meu avo paterno JOAO VIRGINIO!
    GRATO DINEY!!!!!!!dineylc@hotmail.com

    ResponderExcluir