sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Discursos de 2011: Ana Dalva presta homenagem a Vecinho


       
Exmº Sr. Presidente desta casa legislativa, caros colegas, autoridades, minhas senhoras e meus senhores. 
Vecinho
     Já há um bom tempo não uso essa tribuna porque estava pensando que eu nunca mudava o tom. Parece até que o tempo não passa, as coisas não melhoram e toda mudança que ocorre é só para pior. Heliópolis continua um caos. Além das mortes de pessoas queridas de todos nós, por doença e tudo o mais, ainda temos que ouvir notícias de mortes por acidentes e por falta de atendimento médico. Se pararmos para contar os acidentes com motociclistas na rodovia BA 393, é motivo para muita preocupação. Todas as recomendações de segurança não são obedecidas e a tendência é piorar as coisas. Daqui deste parlamento, peço a todos uma maior atenção com as medidas de segurança. Usar capacete, ter atenção redobrada evita muitos acidentes e salva vidas. Estamos perdendo jovens, pais de família. Quando não morrem, ficam mutilados e uma vida inteira é prejudicada. Não esperemos pela eficiência da fiscalização. A Bahia nunca cumpriu satisfatoriamente, até aqui, com o seu papel de oferecer segurança ao seu povo. Não vejo nada no futuro que me faça pensar diferente. 
     Quem souber fazer contas vai ficar assustado com o número de roubos acontecidos nas últimas semanas na nossa cidade. Com destacamento policial precário e em número insuficiente, segurança pública parece ser um sonho. Heliópolis está vivendo o seu caos particular. E não é só a segurança que não funciona satisfatoriamente. A Justiça está longe de prestar um bom serviço aos seus clientes. As sentenças estão demorando cada vez mais, principalmente quando o interessado tem sobrenome de povo. A única coisa eficiente que vi neste anos foi a capacidade inconfundível do prefeito de Heliópolis de fazer promessas. São dois anos e dois meses num blábláblá que me faz pensar numa frase que diz: AGORA HELIÓPOLIS TEM UM PREFEITO QUE SABE PROMETER. Toda sua competência se resume na capacidade de prometer e de pongar nas obras dos outros governos. É o grande lance do momento. Não faça nada, uma obra sequer. Mas use sua influência para trazer um calçamento, conseguir uma ambulância, um ônibus escolar, um programa social. Depois, saia por aí alardeando que foi você quem fez. Muitos desinformados acreditarão. Complete seu discurso com a velha lógica de que o município estava endividado e você pagou todas as dívidas. Que estava tudo desorganizado e você, grande administrador, já resolveu tudo. Sei que alguns acreditarão. 
     Mas a verdade é que o povo de Heliópolis está sentido falta de todos os prefeitos anteriores. O sr. Walter Rosário veio para ficar na história como o pior prefeito deste município. Nada funciona bem em Heliópolis. Nem mesmo cumprir uma simples lei ele consegue. Ano passado nesta casa foi aprovada uma Lei de minha autoria, apoiada por todos desta casa, para atualização de exames e vacinação em todas as crianças matriculadas na rede municipal até a 5ª série. Pois nada foi feito e, até agora, nenhuma justificativa foi dada. Cadê o concurso público? Nem mesmo o Termo de Ajuste de Conduta assinado no Ministério do Trabalho o prefeito está cumprindo. Será que ele está acima da Lei? Ou a Justiça só funciona para os pobres e para os opositores? Faltam 22 meses para terminar o mandato do sr. Walter Rosário e o de todos nós aqui. Será que vai continuar assim até o final. Posso estar errada e gostaria de dar a mão à palmatória, mas é isso que está aí mesmo. Vai acabar assim, pior que quando começou. Sabem por quê? Aqui a política ainda é um negócio. Ninguém está preocupado com mortes, doenças, falta de educação, estradas esburacadas, comércio em baixa, renda diminuindo, falta de segurança. Cada um está preocupado em resolver o seu problema. Esquecem estes políticos que eles são funcionários da população e são pagos para resolver os problemas. E esquecem ainda que não ficarão nos seus cargos a vida toda. Por fim, sr. Presidente e caros colegas, gostaria de pedir apoio para o projeto de Lei que apresento hoje, mudando o nome desta praça para Helvécio Santana (Vecinho). É o mínimo que podemos fazer para alguém que nos deixou e sua obra vai ser perpetuada porque é eficiente. Vecinho tinha competência no que fazia. Muitos políticos devem administrar com a mesma eficiência com que ele manejava sua viola e as palavras. 
     É o que tinha para hoje, obrigada! 
     Heliópolis – Bahia – 28 de Fevereiro de 2011.

(Nota do Editor: o Projeto foi aprovado pelos vereadores mas vetado pelo prefeito. Em seguida, colocaram um outro denominando de Helvécio Santana toda avenida ao longo da Dois de Julho.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário