domingo, 19 de fevereiro de 2012

Enquanto “seu” Momo não vai...


                          Landisvalth Lima
Enquanto a folia momesca ajuda muitos brasileiros esquecer os problemas do país e me permite um tempo para estudar um pouco, sento-me para relaxar. Quando estou descansando, escrevo. É a minha terapia. Serve para fugir da mesmice e me dá mais energia para, após o carnaval, enfrentar uma realidade que está longe de ser aquela que todos nós sonhamos. Este artigo é para que nós não nos esqueçamos dos eternos problemas que nos atormentam. Enquanto “seu” Momo não vai..., vamos a eles!
Câmara de Vereadores – Na abertura do último ano da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Heliópolis, a vereadora Ana Dalva nos informa que o prefeito de Heliópolis não deu as caras. Claro que nem sempre o prefeito vai. Pede ao vice para representá-lo ou ao secretário de governo ou até a um secretário de administração. Por último, esgotando-se todas as possibilidades, manda uma mensagem para ser lida em Plenário. Nada! Walter Rosário ignorou o último ano da legislatura do poder mais representativo da sociedade heliopolitana. Podem chamar de falta de educação, mandonismo, ignorância, desprezo aos vereadores, centralização administrativa e outros males políticos. Eu prefiro dizer que é a soma do descompromisso com a coisa pública e prática da política como negócio.
Ainda a Câmara – Ana Dalva ficou surpresa com a pintura feita nas dependências da Câmara Municipal de Heliópolis. A reforma também contemplou os estofados das cadeiras. O público ficará mais confortável. Também estão sendo recuperados todos os quadros com os personagens de todos os 27 anos da casa. Os das 6 legislaturas passadas só não foram ainda colocados nos devidos lugares porque falta uma foto do ex-prefeito Zé do Sertão. Ana Dalva gostou, mas está preocupada: “Estou aguardando o custo de tudo isso!”.
Sala da oposição – Depois de tanto pedir, e lá se vão mais de 3 anos, a vereadora Ana Dalva foi informada que as salas da situação e da oposição estão sendo montadas nas dependências da Câmara Municipal de Heliópolis. Que venham, mas já tarde. Só devem funcionar mesmo para valer na próxima Legislatura. É ano eleitoral e pouco vai servir. Acredito que o vereador Mendonça quer encerrar seu mandato de presidente apagando algumas marcas negativas. Agora, presidente, a Inês é morta! Só um milagre para apagar da memória do povo que Mendonça colocou o Poder Legislativo de quatro diante do prefeito municipal, numa relação de submissão jamais vista. Foi certamente o seu pior presidente!
João de Ananias – Parece que vamos ter que aguardar a próxima Legislatura da Câmara de Heliópolis para que se faça uma homenagem ao ex-vereador e ex-presidente constituinte da Câmara de Vereadores de Heliópolis João de Ananias. Será que a mesa diretora já se esqueceu da morte do edil? Será que precisará a vereadora Ana Dalva apresentar alguma propositura para despertar a memória histórica dos que estão no poder?
Oposição dividida – Parece que o prefeito de Heliópolis está dormindo bem. Além da falta de mobilidade dos professores e de seu sindicato, Waltinho conta com a divisão da oposição. Já são 5 candidatos a prefeito e um a vice. Zé do Sertão (PDT), Aroaldo Barbosa (PT), Zélia Maranduba (PT), Gama Neves (DEM) e Ana Dalva (PPS). Para vice concorre Ivan de Ildinho (PSC). Ninguém baixa a guarda e o prefeito vai tirando ouro do nariz.
Questão PT – No casamento da filha de Dãozinho do Arrozal, Zélia e Antônio Jackson cobraram uma reunião com Gama Neves, Ana Dalva e o professor Landisvalth. Foi Gama que teve a felicidade de resolver a peleja. Disse a Zélia que ela trouxesse a certeza de que era a candidata única do PT que a conversa aconteceria imediatamente. Explico ao leitor: o PT de Heliópolis tem Aroaldo Barbosa e Zélia Maranduba como candidatos a prefeito e Renilson Alves e Zé Guerra como candidatos a vice. Zé Guerra está com Aroaldo, Renilson quer ser vice de Waltinho (PC do B) e Zélia quer o apoio de todos que fazem oposição a Waltinho! Gama está mais que certo. Zélia tem que resolver seu problema na sua casa! Certo é que o PT virou casa de mãe Joana: todo mundo quer e ninguém tem!
O fator Ildinho – Como parece questão fechada para Gama Neves e Ana Dalva não sentar na mesa para conversar se Aroaldo Barbosa e Zé do Sertão insistirem em suas candidaturas a prefeito, aparece um nome como salvador da pátria: Ildinho de Miguel, esposo da ex-prefeita Santaninha. Gama entendeu a jogada e quer Ildinho como seu vice. Ana Dalva, antes de tomar qualquer decisão, foi a primeira a conversar com Ildinho e ele garantiu que não era candidato a nada. Nem ele, nem ninguém de sua família. A vereadora foi mais longe: “Querem lançar Ildinho para me tirarem da estrada. Continuo caminhando.” E para não pensarem que ela está brincando, lançou sua pré-candidatura quando recebeu o Diploma de Destaque Político Regional de 2011 das mãos do radialista Joilson Costa. E completou: “Fora Gama Neves e Zélia, todos já receberam meu voto. É hora de retribuir. Por que eu só presto para apoiar?”, questionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário