quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Discursos de 2011: Ana Dalva tenta salvar árvores do Largo do Cemitério


Tenho aqui denunciado nesta casa os desvios de aplicação do dinheiro público, apesar das limitações impostas pelo poder. A ida do TCM para Serrinha não impediu que eu continuasse a cumprir minha obrigação, apesar de esta casa não disponibilizar condições para que a fiscalização seja feita integralmente por todos os vereadores. Interessante é que não cabe uma diária para o vereador fiscalizar as contas do município, mas cabe para o Presidente da Câmara Municipal quando este vai ao TCM resolver algum problema. Ou seja, não é um problema para esta casa combater a corrupção ou impedir que ela tome conta dos poderes municipais.
Digo isso, sr. Presidente, porque estou fazendo uma coleção sem fim de coisas curiosas. O prefeito Walter Rosário, na prestação de contas do mês de Setembro, chamou o canteiro da rua Régis Pacheco (Rua das Pedrinhas) de praça para justificar o gasto de 78 mil reais numa obra que já está inclusive se desgastando, não pelo tempo de feita, mas pela qualidade dos serviços. Imaginar o povo de Heliópolis pagando 78 mil na reforma de um canteiro e ver um professor receber 750 reais por 30 dias de trabalho. Pergunte a um funcionário exercendo cargo comissionado que ele vai dizer que o salário do professor está bom e a obra saiu barata. A única coisa que justifica gastar 78 mil reais naquela obra é acreditar que ela foi feita com as pedrinhas preciosas da Rua das Pedrinhas. O prefeito parece que acredita que o povo de Heliópolis não tem inteligência para perceber as coisas. Talvez esteja aí a queda vertiginosa de sua popularidade. O homem que veio para transformar Heliópolis está conseguindo transformar polpudas verbas públicas em obras de aparência, feitas para enganar quem quer ser enganado. Minhas próximas denúncias ao Ministério Público estão cheias de coisas inacreditáveis.
E por falar em obra, trago aqui uma queixa dos moradores do Largo do Cemitério. Falam que as obras do Largo, espero que não digam também que é Praça, serão acompanhadas da derrubada das árvores. Espero que seja apenas um boato. Ali há árvores com décadas de vida e não estão ameaçando nenhuma construção ou colocando pessoas em perigo. Seria uma insanidade até pensar na derrubada destas árvores. Faço aqui um apelo aos vereadores da bancada do prefeito para que não aceitem o fato, caso seja verdade. Basta dizer ao prefeito que as árvores não têm partido, não são adversárias de ninguém e produzem sombras para todos.
Por fim, sr. Presidente e caros colegas, quero aqui festejar a audiência pública ocorrida na última sexta-feira. Sei que ela foi feita para que eu e outros não participássemos. Aqui, o grupo no poder quer fazer tudo sem o conhecimento da população. É por isso os constantes processos contra o blog de Landisvalth. Embora a audiência tenha deixado claros os desejos dos famintos de verba e o desejo dos que querem aplicar bem a verba, fico contente pelo resultado. Todos já sabem dos 500 mil e onde eles serão aplicados. Agora resta fiscalizar bem a aplicação do dinheiro. Um apoiador do prefeito conversou comigo após a audiência e me disse que a imagem que pintaram da minha pessoa era exatamente o contrário do que os seguidores dos que estão no poder disseram. Chegou a dizer que eu era algo próximo ao terror. Eu disse a ele o que disse aqui já várias vezes. Oriento o meu povo a não fazer oposição a Heliópolis. Todos os benefícios que vierem para Heliópolis têm o meu apoio e a minha assinatura. Nosso povo é carente e precisa de uma quantidade enorme de obras, serviços e assistência. Ninguém pode impedir a chegada dos benefícios. Agora, o que eles não entendem, ou entendem e não querem dizer, é que a mesma Ana Dalva que apoia a chegada da verba é a mesma que vai fiscalizar a aplicação correta da mesma. Se meterem a mão no dinheiro do povo, no benefício de Heliópolis, eu vou a todos os lugares possíveis para denunciar. O que eles não querem é que a gente diga nada porque eles não querem dar explicações a ninguém. Quando foi que o prefeito divulgou em rádios ou jornais que o município de Heliópolis já recebeu mais de 3 milhões só do Governo Federal? Por que não querem que o povo saiba disso? Seria para impedir que a população fiscalizasse? Seria para dizer ao povo que as obras são municipais e não federais ou estaduais? Ou seria uma forma de esconder certas jogadas não recomendadas com o dinheiro público?
Agora se querem saber o gosto do mal, se querem saber se sou ruim mesma, se querem saber a força que tem uma vereadora nesta casa é só eu descobrir que desviaram estes recursos. Ai vou denunciar. Já apresentei dez denúncias. Vou apresentar tantas quantas forem necessárias. Só não vou ficar aqui assistindo ao dinheiro público sair pelo ralo da corrupção e não fazer nada! Seria uma injustiça aos meus 408 eleitores e ao povo de Heliópolis. Ninguém merece ser roubado e, sem saber, ainda aplaudir. Uma vez ficando claro o roubo, se quiser aplaudir é problema de cada um. Eu sei que tem gente que sabe do roubo e aceita a ideia de que em política é assim mesmo. Eu não aceito isso!
É o que tinha para hoje. 
Obrigada,
Heliópolis – Bahia – 05 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário