domingo, 13 de abril de 2014

Landisvalth Blog: Eliana Calmon: “Nós estamos aqui para abrir e ensinar um caminho".

Landisvalth Blog: Eliana Calmon: “Nós estamos aqui para abrir e ensinar um caminho, só assim a gente pode mudar esse estado de coisas”
     Primeira mulher a ocupar um cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) brasileiro, Eliana Calmon Alves é uma jurista nascida em Salvador, Bahia. Ela ocupou uma cadeira no STJ entre os anos de 1999 e 2013, onde foi corregedora-geral de Justiça e diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Efam).
Eliana Calmon - pré-candidata ao senado na Bahia pelo PSB/REDE
     Sua carreira no judiciário começou em 1974, quando foi aprovada no concurso público para o cargo de procuradora da República pelo estado de Pernambuco. Em 1976, foi para a Subprocuradoria Geral da República. Tornou-se juíza federal após aprovação em concurso público do ano de 1979 e atuou no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia entre 1983 e 1984 e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) a partir de 1989. No início de 2014 aceitou um novo desafio: o convite da Aliança PSB-REDE como pré-candidata ao Senado pelo estado da Bahia. A ex-ministra conversou conosco, contou um pouco da sua experiência como jurista, os desafios de ser uma desbravadora num ambiente machista e suas perspectivas sobre a política.  
     Clique aqui para continuar lendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário