domingo, 10 de fevereiro de 2013

Ana Dalva denuncia gastos absurdos em Heliópolis

Ana Dalva não gostou dos gastos no mês de Novembro

A vereadora Ana Dalva, do PPS, atual Presidenta da Câmara Municipal de Heliópolis, denunciou o que ela chama de “gastos incomuns e absurdos” feitos pelo ex-prefeito Walter Rosário, do PCdoB. “Não se pode admitir que, no mês de Novembro, com o município parado, sem nada funcionar, a prefeitura tenha gasto mais de 90 mil em combustível e pneu para carro.”, afirma revoltada. Só para se ter uma ideia, a prefeitura pagou ao Posto Nilo, em Heliópolis, 86.544,76 reais, o que corresponde a cerca de 30 mil litros de combustível, que daria para um carro popular dar oito voltas ao planeta. “Se a prefeitura estivesse com 50 veículos prestando serviços à população naquele mês, cada carro rodaria cerca de 6 mil quilômetros. Isso nunca houve. Eu mesma tive que prestar socorro a muitas pessoas doentes e usei carro de minha irmã, de Ildinho, de Gama, de Neguinho, de Lucas, de Neném porque não havia uma ambulância em condições de rodar. Tudo estava parado sem funcionar porque o ex-prefeito perdeu a eleição e abandonou o município. Até mesmo vereadores ligados ao prefeito anterior tinham que se virarem para socorrer pessoas porque as condições eram mínimas. E essa situação também ocorreu no mês de Outubro, logo após o resultado das urnas”, diz. A vereadora chega a dizer que não duvida do uso do combustível realmente, mas não nas atividades do município. “Isso só pode ser gasto de campanha eleitoral. O município financiou mais uma vez campanha política e quem afirmar o contrário é cego, participou da falcatrua ou é inocente. Normal é que não foi!”, completa.
Aluguel de carro e retroescavadeira
Os gastos com aluguel de carros continuaram altos na administração do ex-prefeito Walter Rosário, hoje já de retorno às suas funções no Banco do Nordeste. E a empresa que aluga os veículos é sempre a mesma: Temilza Dantas Figueiredo, de Cícero Dantas. No mês de Novembro foram exatos 61.500,00 reais. Dá para comprar três Unos Mille básicos, que resolveriam muitos problemas no município. Os supostos 15 carros locados na Temilza não foram vistos em Heliópolis, a não ser uma TOYOTA HILUX CD 4X4 SRV – placa policial JRW 7929, que, em 30 de Novembro, era vista sendo guiada pelo filho do prefeito, Diego Rosário, recolhendo amigos e amigas para uma festa de arromba na fazenda do ex-prefeito, localizada na estrada da Maçaranduba, que varou a noite. E para completar o quadro de revoltas da vereadora, a empresa Plante – Floricultura, Jardinagem e serviços, alugou uma retroescavadeira para a prefeitura por 24 mil reais. Motivo: limpeza de aguadas! Outras empresas também prestaram serviços consertando poços artesianos na fazenda Antas, Arrozal, Jiboia, Bendó e outras localidades, a custo total de 10.500,00 reais. A vereadora vai procurar saber que serviços foram feitos com estes gastos, próximos dos 35 mil reais.
Materiais gráficos e produtos hospitalares
A vereadora Ana Dalva também quer saber onde estão os impressos e materiais gráficos feitos pela empresa Celerino Venceslau dos Santos Neto. Em três empenhos, a empresa prestou serviços de impressão no valor global de 38.885,00 reais, em rubricas do Fundeb, FPM e Secretaria de Saúde. “O que mais me dói é ver pessoas morrendo por falta de atendimento médico e saber que há dinheiro na saúde para cuidar das pessoas. Todos os anos denuncio essa situação e nada se resolve. Não conto as vezes que tive que usar os serviços médicos do município de Poço Verde por falta das mínimas condições em Heliópolis e, justo no mês onde nada funcionou, vejo mais de 120 mil entrar pelo ralo na saúde. Isso é revoltante!”, desabafa Ana Dalva. Ela revelou tal quantia porque deixou por último o maior dos absurdos: A Pombal Med - Drogaria e Produtos Farmacêuticos - recebeu dos cofres de Heliópolis exatos 86.829,20 reais no mês em questão, como fornecedora de suprimentos para o PSF e postos de saúde. “Todos em Heliópolis sabem que não havia material para fazer um curativo sequer em vários postos, inclusive muitos estavam fechados ou desativados.”, revela.
PETI e Merenda escolar
Embora as aulas terminassem em fins de Novembro, o que justificaria os gastos superiores a 25 mil reais em Merenda escolar, a vereadora Ana Dalva acha estranho os gastos com o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que praticamente não funcionou depois do resultado das eleições. Em novembro, o Supermercado São Sebastião faturou próximo a 54 mil reais no fornecimento de alimentos para a Merenda Escolar e o PETI. Deste último foram destinados cerca de 28 mil reais só de alimentação para o programa infantil. Ainda foram encontradas irregularidades como o pagamento de fornecedor pessoa física – Gilmar José Jesus Nascimento – para frangos abatidos e, em outro empenho, realiza reparos físicos na estrutura do PETI. “No mínimo estranho.”, concluiu a vereadora. Ana Dalva também está pesquisando sobre o andamento da obra do programa Proinfância – a Creche da Rua Mangabeira. “Mas ainda reviro papéis e não estou gostando do que vejo. Fica para depois”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário