segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pré-candidata do PMDB está fora da disputa eleitoral


Depois da saída de Zélia Maranduba (PT), agora é a vez de Nilda Santana (PMDB).
                           Landisvalth Lima
Nilda Santana (foto: Jorge Souza)
     Em política é comum o uso da mentira e da hipocrisia para a manutenção das aparências. Muitos nomes são mantidos a custa de artificialidades que chegam a ser infantis. Sofro muito por ser aberto, explícito. Há pessoas, e não são poucas, que acham que devo ser “maleável” e não dizer certas coisas. Machado de Assis, num de seus escritos dizia que “o problema não é o pecado, mas a divulgação dele.”. Há políticos que erram e não querem ver os seus erros publicados. Fui “maleável” quando disse a Nestor que Nilda Santana, do PMDB, ainda estava verde para ser uma pré-candidata à prefeita de Heliópolis. Mesmo sendo filha do Tijuco, sua luta está toda concentrada em Camaçari, onde lá é membro da diretoria da UGT. Disse mais a ele que ela viesse lutar com a gente, fizesse uma espécie de estágio e, na próxima, teria um nome leve. Como ela é uma batalhadora nota dez, não seria surpresa que seu nome despontasse. Não me ouviram.
Certidão. Clique para ampliar.
     Esperávamos ainda que na reunião do Tijuco ela pudesse renunciar ao seu pleito para facilitar o diálogo, ficando apenas cinco nomes, permitindo assim até a realização de uma pesquisa menos complexa. Não o fez e manteve a sua pré-candidatura. E curioso é saber que o maior líder do partido, o ex-vereador Mundinho do Tijuco, está comprometido com a candidatura de Gama Neves (DEM) - pelo menos isso foi o que ele anunciou na reunião do Riacho. Qual era o jogo de Nilda? Promover seu nome? Talvez. Só não me venham dizer que ela estava disputando algo para valer. Sua pré-candidatura foi uma tremenda perda de tempo para todos nós. Eu não sei se há saída jurídica, até porque neste país quase tudo pode, mas Nilda está fora da lista da pesquisa que vai apontar o candidato ou candidata das oposições em Heliópolis.
     Digo isso porque estou de posse de uma certidão emitida pela Justiça Eleitoral que informa que Maria Nilda Santana, Título Eleitoral nº 006236420515, não está filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro, nem a partido nenhum. A data de filiação ao PMDB foi em 10 de Julho de 2011 e o cancelamento se deu em 19 de Dezembro do mesmo ano. Como estamos no mês de Maio, creio que Nilda não sabia da decisão Judicial. Ela se esqueceu de que a filiação é nacional. Transferiu o título para Heliópolis, mas não deu baixa na filiação ao PTN de Camaçari. Reparem, julgo que ela não sabia porque perdeu todos os prazos para recorrer da decisão da Meritíssima Juíza Eleitoral da 82ª Zona, Dra. Cristiane Menezes. Agora, se ela sabia e não comunicou, há muito o que explicar. Certo é que agora só há cinco pré-candidatos da oposição: Ana Dalva (PPS), Tiago Andrade (PTN), Zé do Sertão (PDT), Adilson Barbosa (PP) e Gama Neves (DEM).
     Reproduzido do Landisvalth Blog.

Universidade Federal do Sertão Nordestino: Quanto vale a educação?

Universidade Federal do Sertão Nordestino: Quanto vale a educação?:         Por Najla Passos – de Carta Maior A principal polêmica da matéria continua sendo o percentual do PIB que deverá ser aplicado n...

domingo, 27 de maio de 2012

PPS adia anúncio de chapa da oposição



     Como foi mantida a realização da pesquisa como parâmetro para escolha da chapa que representará o núcleo de oposição das eleições deste ano em Heliópolis, a vereadora Ana Dalva (PPS), em comum acordo com Gama Neves (DEM) e Raimundo Lima (PR), resolveu não anunciar a chapa comum aos três partidos que disputaria o pleito deste ano. Além disso, pesou também a ausência de Tiago Andrade (PTN), que está na convenção do partido em Salvador. Na verdade, por sugestão do professor Landisvalth Lima (PPS), caso derrubassem a pesquisa, os nomes para prefeito e vice seriam anunciados nesta segunda-feira (28). Ana Dalva e Gama levantaram a tese de que seria dado um tempo até o dia 10 de Junho para realização da pesquisa e do acesso aos seus resultados.
     Na reunião do Tijuco, na casa da pré-candidata Nilda Santana, só a anfitriã se pronunciou dando aberto o encontro. Em seguida falou Nestor (PMDB) que relatou detalhes de como será a pesquisa, ficando esta semana para definir o instituto e os valores que serão rateados entre cada pré-candidato. A ex-vereadora Zélia Maranduba confirmou a retirada do seu nome. Ficaram apenas os nomes de Ana Dalva (PPS), Adilson Barbosa (PP), Nilda Santana (PMDB), Gama Neves (DEM), Tiago Andrade (PTN) e Zé do Sertão (PDT). Da forma como a pesquisa foi elaborada, ficará fácil saber se houve interferência de grupos ligados ao poder para gerar um resultado de interesse de terceiros. Também será levada em conta a rejeição de cada candidato.
     Embora haja uma certa cautela de vários segmentos da oposição em não mais criar negociações paralelas para não forçar algum rompimento, o que se percebe é que as reuniões estão perdendo o interesse. Isto está fazendo com que alguns políticos parem de fazer teatro e caiam na realidade. Heliópolis precisa de renovação em todos os níveis e isto implica mudança de atitude. Há vários partidos que não aceitam negociatas e candidatos tirados do bolso do colete. Está claro que poderá sair um candidato de consenso com compromisso da coletividade ou duas chapas, ou até três. Coragem para isso não falta. É o que garante Gama Neves e Ana Dalva. “Já temos o mínimo que é a disposição para sair candidato. Queremos o máximo que é o consenso. Para isso precisamos ter mais um pouco de paciência.”, disse Gama Neves. Já Ana Dalva foi taxativa. “Estou disposta até a não ser candidata a nada. Se isso for bom para Heliópolis, eu faço. Agora, vamos esperar até dia 10 de Junho. Já chegamos até aqui, vamos esperar o povo dar sua opinião na pesquisa.”, finalizou.
     Reproduzido do Landisvalth Blog.

¨¨¨Landisvalth Blog: País tem 700 mil famílias que formam legião de mis...

¨¨¨Landisvalth Blog: País tem 700 mil famílias que formam legião de mis...:       Pente-fino promovido pelo ministério mostra que estatísticas oficiais ignoravam legião de miseráveis, que ficaram descobertas até pe...

sábado, 26 de maio de 2012

Pesquisa é dúvida e PPS prepara chapa alternativa



     Diante da novela da composição das forças de oposição em Heliópolis, revelando um final nada feliz, a vereadora Ana Dalva já cogita com os colegas de partido a preparação de uma chapa alternativa para disputar o espaço da oposição nas eleições deste ano. Para ela, a rejeição do atual administrador é tão grande que não haveria problema a existência de duas chapas de oposição. “Temos que dar ao povo a oportunidade de pensar no melhor. Não adianta um leque de oposição onde as possibilidades de mudança são mínimas.”, declarou.
     Para a vereadora do PPS a questão é que há muito chefe de tribo e pouca vontade de transformar realmente o município. A informação dá reforço aos boatos, cada vez maiores, de que o empresário Celso Oliveira está irritado porque não consegue emplacar Adilson Andrade, filho de Aroaldo, como candidato a prefeito. Parece que o único segmento a aceitar o nome foi o do ex-prefeito Zé do Sertão, mas em troca da vice para sua esposa Naudinha. Nos bastidores todos concordam que a chapa é um suicídio. Adilson é um nome leve, mas não tem proposta, discurso e empolgação. Já a vereadora Naudinha fez um mandato fraquíssimo na Câmara, inclusive foi a que mais faltou, e isso seria um prato cheio para os encastelados do poder.
     Outra questão é a colocação, de última hora, do nome de Beto Fonseca. Além da tentativa de Antônio Jackson e Zélia Maranduba em colocar o nome entre os pré-candidatos na última reunião no Riacho, Roberto da Farmácia esteve conversando com a vereadora Ana Dalva para aceitar o nome de Beto como candidato de consenso. A vereadora até aceitou, desde que ele colocasse o seu nome também para concorrer na pesquisa e com a anuência de todos. A questão é que Roberto está vendo sua eleição em Fátima ir por água abaixo e quer um pedaço do poder em Heliópolis. Não há nada de ilegítimo nisso, mas revela que os interesses pessoais estão sendo levados ao plano primordial e Heliópolis ficará mais uma vez esquecida.
     Na reunião de ontem, sexta-feira (25), na casa de Ronaldo (DEM), que seria para estabelecer pontos da pesquisa, foi apresentado o CEPCEL idealizado por Zé do Sertão. Nele, claro, o ex-prefeito faz um perfil altamente positivo de sua pré-candidatura, insinua a possibilidade de ser candidato a vereador e apresenta a vereadora Naudinha como vice de uma chapa de consenso. Faz restrições seríssimas ao professor Landisvalth Lima, colocando-o como ponto de dificuldade por causa de suas restrições. O professor, que não compareceu às duas últimas reuniões, diz que é a pura verdade. “Divirjo mesmo. Sou contra o mandonismo, a corrupção, a safadeza, a colocação dos interesses pessoais acima dos de Heliópolis. O ex-prefeito tem razão. Eu não sou subserviente e vassalo de políticos acostumados ao aqui quem manda sou eu.”, disse.
     Mas foi a vereadora Ana Dalva que chamou atenção para a pauta da convocação da reunião: organização dos critérios da pesquisa. Ocorre que muitos não querem mais o processo. A maioria está com medo de haver uma articulação do poder e pregar o nome de Zé do Sertão como o escolhido. Nas redes sociais, principalmente no Facebook, os partidários do PC do B estão espalhando o nome do ex-prefeito como candidato das oposições. Para eles seria o melhor opositor. Não é segredo o alto índice de rejeição do ex-prefeito. O que os encastelados do poder não querem é ver o nome de Ana Dalva ou de Gama Neves. Pior, os grupos de oposição parecem também colocar dificuldades em aceitar os dois por serem nomes independentes ou que não podem ser “controlados”.
     Fato é que, na referida reunião, Zélia Maranduba pediu para retirar o seu nome da pesquisa, mas continua pré-candidata, embora nos bastidores trabalhe o nome de Beto Fonseca, que também não está relacionado na pesquisa. Quem ainda não retirou o nome de jeito nenhum foi a candidata do PMDB, Nilda Santana, mais uma vez ausente em mais uma reunião. Neste encontro também não compareceu o pré-candidato Adilson Barbosa, o empresário Celso Oliveira e o professor Landisvalth Lima. Domingo haverá uma reunião no povoado Tijuco, mas todos estão certos de que a pesquisa está na UTI e o candidato de consenso não sairá.
     Diante disso, o PPS, o PR e o PTN farão uma reunião com o DEM e estabelecerão novos rumos a partir desta 2ª Feira. É provável uma chapa pronta representando este segmento. O maior defensor é o professor Landisvalth Lima. “Estão querendo candidatos que façam o jogo de meia dúzia de pessoas. Heliópolis tem 13 mil habitantes. Poucos querem debater os problemas do município e apresentar solução. Se PR, DEM e PTN não toparem, acho que o PPS deve lançar logo o nome de Ana Dalva e ir para luta. Se o povo quiser continuar com os mesmos de sempre, é uma escolha legítima. O que a gente não pode é não dar esta opção aos eleitores de Heliópolis.”, finalizou.
     Reproduzido do Landisvalth Blog.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

terça-feira, 22 de maio de 2012

Oposição em Heliópolis escolhe pesquisa para definir candidato


     Finalmente a oposição parou de dar espetáculo de faz-de-conta e avançou nas negociações em torno da chapa que enfrentará os administradores de plantão em Heliópolis. Nesta terça-feira (22), na casa do ex-prefeito Aroaldo Barbosa, os pré-candidatos chegaram a um consenso e estabeleceram que uma pesquisa será o único critério para escolha do candidato a prefeito. Estavam presentes a vereadora Ana Dalva (PPS), Zélia Maranduba (PT), Adilson Barbosa (PP), Tiago Andrade (PTN) e Zé do Sertão (PDT). Nilda Santana (PMDB) mais uma vez não compareceu e Gama Neves (DEM) não pode estar presente. Representando o PMDB veio Nestor e representando o DEM vieram Beto Moura e Ronaldo.
     A primeira coisa a cair foi o CEPCEL. Beto Moura, que comandou a reunião, disse que o objetivo era dar uma resposta logo e escolher os critérios que seriam postos para a escolha do candidato a prefeito. De início, a proposta de pesquisa não foi muito bem aceita por alguns pretendentes, mas eles logo perceberam que negar isso seria uma confissão de que o nome não estaria bem entre os eleitores. No fim, todos concordaram. Zé do Sertão chegou a propor a escolha do vice-prefeito também por pesquisa, o que foi rechaçado por Ana Dalva. A vereadora mostrou que o espaço de vice seria uma possibilidade de composição para o fechamento de uma chapa sem senões, se possível.
     Além da pesquisa, ficou decidido que na sexta-feira (25) os pré-candidatos levariam esboços de pesquisas para fechar o questionário das entrevistas. Também foi confirmada a reunião do povoado Tijuco para domingo (27). Só que lá não haverá pronunciamentos de pré-candidatos. Uma pessoa neutra anunciará a decisão tomada com relação ao processo de pesquisa. O nome mais votado será o candidato definitivo das oposições. Parece que agora começaram a levar a sério o significado da palavra união. Se o consenso estava difícil, a pesquisa foi a melhor saída. 
     Reproduzido do Landisvalth Blog.

Universidade Federal do Sertão Nordestino: Quais os benefícios que a UFSN trará para nossa re...

Universidade Federal do Sertão Nordestino: Quais os benefícios que a UFSN trará para nossa re...: UFT - Universidade Federal do Tocantins      Esta pergunta e tantas outras surgiram no último sábado, em Heliópolis, quando na Câmara...

¨¨¨Landisvalth Blog: Greve continua e MP entra em cena

¨¨¨Landisvalth Blog: Greve continua e MP entra em cena: O impasse continua: proposta do governo foi recusada por unanimidade      Os professores da rede estadual de ensino decidiram mante...

domingo, 20 de maio de 2012

Na 2ª reunião das oposições candidaturas são mantidas


     A cerveja estava gelada e o tira-gosto de primeira. Antônio Jackson e Zélia, os anfitriões, fizeram uma ótima recepção. Tudo perfeito, exceto a caminhada da oposição. Esta foi a segunda reunião e a única coisa de evoluiu foi a presença do público. Ainda há sete candidatos e estão vendendo a ideia de que há união. Todos sabem que não há união com tantos concorrentes. Até os discursos já estão se repetindo e começam a cansar. Quem esperava a desistência de alguém ficou frustrado. Até mesmo Zé do Sertão, que havia declarado que poderia ser candidato a vereador, recuou e reafirmou sua pré-candidatura a prefeito. Para completar, quase teríamos mais um candidato: Beto Fonseca, filho de Ildinho, mas a operação foi abortada por Gama Neves. O ponto mais evolutivo foi o pronunciamento do professor Landisvalth Lima (PPS) que apresentou uma proposta concreta e desconsiderou por vez a candidatura de Nilda Santana (PMDB) que, mais uma vez, não compareceu. Além disso, o ex-vereador Mundinho do Tijuco, do PMDB, declarou apoio a Gama Neves.
     A reunião começou com Antônio Jackson (PT) chamando atenção para uma quantidade significativa de agentes políticos presentes no evento que estava no grupo que deu sustentação aos atuais administradores. Raimundo Lima (PR), disse que não viu mudanças em relação à reunião anterior. Roberto da Farmácia (PSC) disse que todos ali mereciam ser eleitos, mas o problema era saber quem queria governar com o grupo. Mundinho do Tijuco (PMDB), declarou o seu apoio a Gama Neves (DEM), mas disse que estava disposto a apoiar outro nome, caso o seu candidato não fosse o escolhido.
     Quem falou um longo período foi o ex-prefeito Zé do Sertão (PDT). Apresentou um esboço denominado CEPCEL com o objetivo de criar uma agenda para facilitar o trabalho de coordenação e organização de candidaturas aos cargos do executivo e legislativo. A proposta não ficou muito clara, mas há nítida preocupação do ex-prefeito com as candidaturas proporcionais e revelou que ninguém falava de ser vice-prefeito. Ele próprio disse que se não fosse escolhido seria candidato a vereador, jamais a vice-prefeito.
     Em seguida falou Tiago Andrade (PTN). Disse que o mais importante de uma eleição é ganhar para transformar. Segundo o pré-candidato a prefeito do PTN, os efeitos da seca são danosos basicamente porque não há administração no município. Gama Neves, pré-candidato do Democratas, disse que a oposição precisava parar de fazer eleição e começar a fazer política. Para isso era necessário colocar na cabeça que a Prefeitura de Heliópolis não era propriedade de ninguém. Adilson Barbosa (PP), deixou claro que queria continuar o legado do seu pai, o ex-prefeito Aroaldo Barbosa (PT). Este último falou logo em seguida, apresentou o filho como pré-candidato a prefeito e disse ter certeza de que ele não iria decepcionar. Na sequência falou o presidente do Partido dos Trabalhadores Ademário Nobre. Segundo ele, Heliópolis está com 27 anos e as coisas parece não sair do lugar. Beto Fonseca (PSC) confirmou a ideia de que, embora ainda não houvesse uma definição, a oposição estava viva e o seu partido estava pronto para contribuir na caminhada.
     Logo após falou o professor Landisvalth Lima (PPS). Para ele, urgia afunilar as candidaturas. Os discursos estavam recheados de cortesias, mas que não estavam levando a canto nenhum. Apresentou a candidatura de Ana Dalva (PPS) e fez compromisso de um governo onde todos ali participassem. A preferência do PPS era Ana Dalva prefeita, com Tiago Andrade, Adilson Barbosa ou Zélia Maranduba na vice. Como segunda alternativa apresentou Gama Neves prefeito com Tiago, Zélia ou Adilson na vice. Se por acaso nenhum dos dois nomes para prefeito fossem aceitos, o PPS quer indicar o vice numa chapa de consenso, desde que o candidato ou candidata se comprometa a sentar com os servidores públicos e professores do município para organizar definitivamente os planos das respectivas carreiras e implantar pontos do projeto do PPS, já apresentado. O professor só lamentou a ausência mais uma vez da pré-candidata Nilda Santana (PMDB) e não a via mais como pré-candidata, principalmente após a declaração de Mundinho do Tijuco (PMDB) apoiando Gama Neves. Nenhuma outra contraproposta foi apresentada.
     Na sequência falou a vereadora Ana Dalva que, mais uma vez, culpou os vereadores por parte dos males que acontecem no município e também disse que muitos administradores usam a prefeitura como um bem particular e esquecem o povo. Marcos de Jailma (Marcão-PT), do município de Banzaê, torcia pela indicação de sua irmã Zélia para ser a candidata das oposições e já estava contente com a união dos 11 partidos ali presentes. Elogiou o esboço apresentado por José Emídio, mas disse que ali seria útil para um processo mais longo. Era já hora de ir a busca de uma chapa de consenso. Falaram depois o próprio Zé do Sertão, que demorou muito tentando mostrar que seus governos tinham também qualidades - Jorge Souza (PR) do Jornal Impacto e do blogue Impacto Jovem – professor Igor Leonardo - professor José Quelton, presidente do SINDHELI e Beto Moura (Beto de Zé Gordinho – DEM). Todos louvaram a união e pediram mais atenção ao público para não transformar o público em algo privado.
     No encerramento, Antônio Jackson coordenou a marcação de duas novas reuniões. A primeira será na terça-feira em Heliópolis, só com os pré-candidatos. Lá vão tentar diminuir ao máximo as pré-candidaturas. Os resultados serão levados numa reunião dia 27, domingo, no povoado Tijuco. O local ainda está indefinido. Dois locais foram apresentados: um do pré-candidato a vereador pelo PV, Teca, e outro do ex-vereador Mundinho do Tijuco. Durante a semana será decido.
     Nesta segunda reunião das oposições, o que se percebeu é que a maioria dos candidatos está querendo ganhar tempo para ver se o nome ganha musculatura. Só que não há mais tempo. Partidos como PR, PPS, DEM e parte do PMDB estão já na estrada há muito tempo e sabem que a hora é de organizar a campanha. Se esta semana não caminhar para uma definição ou para algo que indique uma definição próxima, estes partidos podem caminhar para a consolidação de uma candidatura entre Gama e Ana Dalva ou deixar a definição para as convenções em junho. A oposição está viva, mas patina e não sai do lugar.
     Reproduzido do Landisvalth Blog.

sábado, 19 de maio de 2012

terça-feira, 15 de maio de 2012

Oposição se reúne em Heliópolis e apresenta 7 candidatos



     Oito grupos políticos da oposição de Heliópolis estiveram reunidos ontem para tentar encontrar um caminho para uma candidatura única das oposições. O encontro aconteceu na chácara de Tiago Andrade, no bairro Santos Dumont (Iraque), em Heliópolis. Marcaram presença o grupo liderado pela vereadora Ana Dalva, o de Gama Neves, Aroaldo Barbosa, Zé do Sertão, Zélia/Antônio Jackson, Ildinho Fonseca, o PMDB e o anfitrião. Ana Dalva chegou depois de já ter iniciada a reunião porque estava na sessão da Câmara de Vereadores e a presidente do PMDB, Nilda Santana, não compareceu e foi representada por Nestor.
     Tiago Andrade abriu a reunião e expôs os motivos da convocação. Cada representante de grupo falou por 10 minutos. O próprio Tiago Andrade, Antônio Jackson, Landisvalth Lima, Gama Neves, Aroaldo Barbosa, Beto Fonseca, Zé do Sertão, Aroaldo Barbosa, Raimundo Lima, Roberto da Farmácia, Nestor, Adilson Barbosa, Zélia Maranduba, Ana Dalva e outros puderam expor suas ideias. Ao final das falas, percebeu-se que havia sete pré-candidaturas: Adilson Barbosa (PP), Ana Dalva (PPS), Gama Neves (DEM), Zé do Sertão (PDT), Nilda Santana (PMDB), Zélia Maranduba (PT) e Tiago Andrade (PTN).
     Os destaques
     Tiago Andrade, pré-candidato do PTN e anfitrião, deixou bem claro que ali só teria sentido permanecer quem fosse oposição à administração atual e quem estivesse disposto a votar ou ser votado sem vetos a nomes. Também a reunião definiria os critérios para a escolha da chapa. O professor Landisvalth Lima, em nome do PPS, distribuiu cd´s com o Programa de Governo do PPS para o quadriênio 2013-2016. “O candidato, não sendo do PPS, terá que implementar um mínimo do que propomos. Sendo Ana Dalva a escolhida, aceitamos discutir a melhora do projeto.”, disse o professor. Landisvalth Lima protagonizou o ponto mais polêmico do encontro. Foi claro quando disse que ainda há pessoas insistindo na candidatura de Aroaldo Barbosa e que, do ponto de vista jurídico, era inviável. Disse ainda que a candidatura de Zé do Sertão, por ter sido o último prefeito, não era aconselhável naquele momento. Falou também que descartava o nome de Ildinho (PSC) como candidato porque o mesmo lhe confirmou que não queria. Também foi claro ao dizer a Zélia Maranduba (PT) que o fato de ela não ter o controle do Partido dos Trabalhadores afetaria significativamente o seu nome, até porque há mais dois companheiros do partido que aderiram ao poder municipal: Zé Guerra (Vice-prefeito) e Renilson Alves (Vereador). Por fim, o professor colocou restrições à candidatura de Nilda Santana por ser novata ainda na luta. Para Landisvalth, como estamos chegando à hora decisiva, seria de bom grado reduzir as candidaturas a apenas quatro, que se apresentam sem nenhum problema: Ana Dalva (PPS), Gama Neves (DEM), Adilson Barbosa (PP) e Tiago Andrade (PTN). Antes de tudo, o professor chamou atenção para um acordo que o PPS mantém com o DEM na escolha de Ana Dalva ou Gama Neves. “Só posso desconsiderar o acordo se Gama Neves o fizer também.”, concluiu.
     O representante do PMDB, Nestor, chegou a colocar que houve um veto ao nome de Nilda Santana e Zé do Sertão também se sentiu vetado no processo. Landisvalth voltou a explicar que não se tratava de veto, mas de restrições e insistiu ainda para diminuir a quantidade de candidatos, o que não correu. Entretanto, o próprio Zé do Sertão deu uma pista de que poderia ser candidato a vereador caso o seu nome não fosse o preferido e que todos os pré-candidatos poderiam assumir o compromisso de migrar para a candidatura legislativa, inclusive para garantir maioria na Câmara. Gama Neves colocou em seguida duas formas, como exemplo, para a escolha do candidato: pesquisa ou por votação em escala de preferência ou prioridade (Cada membro do colegiado escolheria os candidatos por ordem de preferência. Ao final somam-se os pontos e o mais pontuado seria o escolhido). Gama Neves também rebateu a ideia da candidatura de Tiago Andrade como possibilidade de forçar o rompimento do vereador Renilson Alves com o poder municipal. “A candidatura de Tiago está posta por si só. Não vamos contar com coisas abstratas, hipotéticas. Se Renilson está mesmo disposto a vir para a oposição, deve começar a votar na Câmara como vota Ana Dalva e Naudinha. Não faço política por suposições!”, concluiu.
     Aroaldo Barbosa confirmou que não era mais candidato e apresentou Adilson Barbosa como a pessoa ideal para ser um bom prefeito e também se mostrou receptivo aos outros nomes. Beto Fonseca disse que não era candidato, mas o seu nome era lançado toda hora pelos amigos. Elogiou a postura do pai e confirmou fazer parte do grupo junto com o PSC. Por fim falou Ana Dalva que, aproveitando o que havia falado Zé do Sertão, disse que 90% do que acontece de ruim na administração municipal é culpa dos vereadores. “Se alguém aqui quiser ajudar a tirar Heliópolis do caos, seja vereador mesmo. Fiscalize, questione, pense no povo. Dizer amém a prefeito é prejudicial ao município!”, afirmou. Ao fim, ficou decidida uma segunda reunião para o próximo domingo, dia 20 de Maio, às 15 horas, no povoado Riacho. Ainda não há definições, mas a oposição em Heliópolis dá sinais de vida!
     Reproduzido do Landisvalth Blog.

¨¨¨Landisvalth Blog: Portal do UOL visita cidades afetadas pela estiage...

¨¨¨Landisvalth Blog: Portal do UOL visita cidades afetadas pela estiage...:       Repórter esteve na Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. "nunca vi uma seca como essa", relatam os sertanejos.    Carlos Madeiro -...

segunda-feira, 14 de maio de 2012

sábado, 12 de maio de 2012

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ana Dalva diz que prefeito quer mais contratações ilegais


Com o pretexto de adequar a norma municipal à regra contida na Constituição Federal, o prefeito Municipal de Heliópolis quer usar sua maioria esmagadora na Câmara Municipal para fugir da obrigatoriedade da realização de Concurso Público e ampliar o número de contratações temporárias na Prefeitura. Na verdade, Walter Rosário quer aprovar um trem da alegria na Câmara de Vereadores para aliviar sua situação nas pesquisas. O Projeto de Lei 46/2012 é um poço de inconstitucionalidade e já tramita no Legislativo, podendo entrar na pauta já nesta 2ª Feira. Após uma análise minuciosa, a vereadora Ana Dalva (PPS) revela os pontos frágeis da propositura.
Segundo a vereadora, o Projeto traz a admissão de professor como uma necessidade temporária de excepcional interesse público. “Isto no 4º ano da administração do PCdoB e bem depois de o prefeito ter assinado no Ministério do Trabalho um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – se comprometendo a realizar concurso público. Parece piada para enganar tolos!”, relata Ana Dalva. Outro detalhe do projeto é que o prefeito coloca também como de interesse público a realização de pesquisas, atender a área de saúde e convênios com o governo federal e com o estadual. Um verdadeiro cheque em branco para contratação em pleno ano da eleição.
Ana Dalva chama ainda atenção que o TCM condenou as contratações no Processo nº 53831/09 – Atos de Admissão de Pessoal referentes a Processo Seletivo Simplificado, para contratação temporária, realizado pela Prefeitura Municipal de Heliópolis, exercício de 2009. O relator foi o Cons. Fernando Vita. A decisão foi com fundamento no art. 91, inciso IV, da Constituição Estadual, c/c os arts. 71, inciso III, e 75 da CF e com a Resolução 167/90 do TCM, concluiu a 1ª Câmara no sentido de não considerar legais, para fins de registro, os Atos de Admissão do ano de 2009. Isso gerou uma representação no Ministério Público e pode tornar o prefeito inelegível. “Mas parece que ele está acima da Lei. Acho que o Walter Rosário está apostando na impunidade, na lentidão da Justiça. O poder subiu para a cabeça e ele está se esquecendo da ressaca pós-mandato.”, sentenciou Ana Dalva.
Ana Dalva revela também o aumento crescente no número de irregularidades praticadas pelos gestores municipais em contratações temporárias. Isto fez o TCM adotar punições mais severas aos responsáveis. Somente no ano passado, foram encaminhadas nove representações ao Ministério Público. Além de Heliópolis (2009), tivemos a Câmara de Formosa do Rio Preto (2006), Prefeituras de Abaíra (2009), Barra (2006), Caculé (2005), Cocos (2009), Cravolândia (2010), Ipiaú (2009) e Itagi (2009).  
Para melhorar sua situação, o prefeito deveria abrir concurso público, como manda a Constituição, e não criar leis inócuas. É bom que se diga que a lei que o prefeito quer revogar (a 273, de 19 de Março de 2007) foi questionada pelos vereadores que hoje dão sustentação ao atual prefeito e aprovada na época do gestor anterior. Ela já era irregular. Agora vem uma pior ainda!”, informa Ana Dalva. Num dos artigos do Projeto de Lei, há um que determina o cumprimento dos prazos dos contratos baseados na Lei anterior. Ou seja, segundo Ana Dalva, é uma inconstitucionalidade tentando legalizar outra inconstitucionalidade.
Por fim, Ana Dalva espera que os vereadores deem um basta nas peripécias do prefeito Waltinho. “A gente não pode aceitar que descumprimento do limite da despesa com pessoal, não restituir ao FUNDEB R$ 102.071,99, relativos aos exercícios de 2000 (Aroaldo Barbosa) e 2008 (Zé do Sertão), mais R$ 213.967,21 de despesas realizadas indevidamente com recursos do FUNDEB, em desvio de finalidade na sua própria administração, ser omisso na cobrança de multas e ressarcimentos imputados a agentes políticos do Município, não apresentar Inventário Patrimonial do Município, descumprir prazos estabelecidos na Resolução nº 1253/07, no que se refere ao encaminhamento das informações de pessoal; descumprir o prazo estipulado na Resolução nº 1123/05, relativa aos anexos de obras e licitações, descumprir prazo estipulado na Resolução nº 1254/07, relativa a informações com publicidade, não realizor contratação de pessoal por concurso público, realizar despesas excessivas com locação de veículos, praticar excesso de despesas com consultorias, empenhar como obras municipais algumas obras estaduais, superfaturar reformas e serviços, inaugurar obras inacabadas com recursos federais e ainda, para completar, estar com a obra da creche embargada por irregularidades seja algo normal numa administração. A Câmara Municipal tem que dar um basta nisso!”, completa a vereadora.

¨¨¨Landisvalth Blog: Professores: Categoria resiste e greve continua

¨¨¨Landisvalth Blog: Professores: Categoria resiste e greve continua:      Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, 7 de maio, os trabalhadores em educação da rede estadual decidiram continuar ...

¨¨¨Landisvalth Blog: Prefeito corta verba de hospital e paga 350 mil a ...

¨¨¨Landisvalth Blog: Prefeito corta verba de hospital e paga 350 mil a ...: Santa Casa da Misericórdia em Cachoeira      A Prefeitura Municipal de Cachoeira divulgou a grade de programação do São João da cidad...

quinta-feira, 3 de maio de 2012

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Professores da Bahia continuam em greve!


Professores na Assembléia Legislativa

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 2 de maio, no saguão da Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), os trabalhadores estaduais da educação decidiram manter a greve iniciada em 11 de abril. Além da manutenção da greve, ficou decidido que os trabalhadores colocarão as cruzes – com os nomes dos deputados que votaram os projetos do governo estadual que causam mal à Educação – no gramado em frente à Assembleia Legislativa. Ainda nesta quarta-feira, 2 de maio, haverá reunião das zonais, na Assembleia Legislativa. Além disso, os professores decidiram ministrar aulas públicas diariamente na própria Assembleia Legislativa. A ocupação, iniciada em 18 de abril, continua.
FEIRA PARA O FUNDO DE GREVE
Também ficou decidido que nesta quinta-feira, 3 de maio, a APLB-Sindicato realizará uma feira, na Praça da Piedade, com venda de verduras e outros produtos, para arrecadação de fundos de manutenção da greve. Isto ocorre em consequência do corte dos salários dos professores pelo governo. O corte atingiu aposentados, pensionistas, licenciados e trabalhadores do REDA e até quem não aderiu ao movimento paredista. Um ato de crueldade e fora da lei, que revoltou os trabalhadores.
PRÓXIMA ASSEMBLEIA
Professores no 1º de Maio
A próxima assembleia da categoria será na segunda-feira, 7 de maio, às 9 horas, na Assembleia Legislativa. Junto a essas decisões, foi explicado que a CNTE e a APLB-Sindicato estão tentando marcar uma audiência com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, em Brasília. O sindicato também está na Justiça com ações contra a ilegalidade da greve e o corte de salários. As ações estão tramitando, segundo o departamento jurídico da APLB-Sindicato.
Na última quinta (26), o governador Jaques Wagner sancionou o projeto de lei que reajusta as remunerações da carreira do magistério público estadual do ensino fundamental e médio, sem ampliá-lo para a carreira do magistério, aprovado na terça-feira da semana passada na AL-BA. O petista foi alvo de um protesto debochado dos grevistas, que cantaram durante a manhã "Wagner, traíra, assim você me mata, ai se eu te pego. Traíra, traíra, a greve continua, ai se eu te pego". Com o impasse, a paralisação da categoria já dura 21 dias, período em que mais de 1,2 milhão de alunos seguem sem aulas.
Informações do portal da APLB-Sindicato e do Bahia Notícias.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Feliz Dia do Trabalhador!


Boa noite.
Quero parabenizá-la pela força e a coragem de lutar por este povo tão sofrido neste município, onde a seca o castiga, pois os governantes só embolsam o dinheiro público e nada fazem para minimizar o sofrimento do povo contra a seca neste pobre sertão. Mas com este trabalho digno e maravilhoso de conscientização, tenho certeza de que estás no caminho certo: o caminho da vitória. Soma-se as forças junto ao povo e vencerás. Resta-me parabenizar o seu blog, e o do prof. Landisvalth também. Que estes canais  sejam sempre para informar, divulgar e esclarecer ao povo , o apoio dado a este município, pois pessoas brilhantes como vocês fazem a diferença. Lutem e façam valer o boca-boca, levando uma palavra honesta aos seus eleitores. Este dia vem reafirmar o seu trabalho. Feliz dia do trabalhador.
Armando Cruz

¨¨¨Landisvalth Blog: Um em cada três nordestinos depende de esmola ou d...

¨¨¨Landisvalth Blog: Um em cada três nordestinos depende de esmola ou d...: Segundo o IBGE, a cada dois alagoanos, um sobrevive de programas como o Bolsa Família ou arrisca-se a viver de esmolas ODILON RIOS -  de...

¨¨¨Landisvalth Blog: PT de Heliópolis pode ser “obrigado” a apoiar PCdo...

¨¨¨Landisvalth Blog: PT de Heliópolis pode ser “obrigado” a apoiar PCdo...: O endereço da fritura de candidaturas      A notícia foi colhida por Gama Neves e enviada ao Landisvalth Blog. O título é “Alagoinhas...

Grupo luta pela criação da Universidade do Sertão


Josoaldo, Maria Andrade, Landisvalth, Ana Dalva e Noedson
na 1ª reunião do grupo. (foto: Uilian Andrade)

     Um grupo formado pela advogada Maria Andrade, pelo ex-vereador de Cruz das Almas Josoaldo Santana, pelo bioquímico Noedson Cruz Lima, pela vereadora de Heliópolis Ana Dalva (PPS) e pelo professor Landisvalth Lima está elaborando um projeto para solicitar ao governo federal a implantação em nossa região da Universidade Federal do Sertão Nordestino – UFSN. O grupo se auto intitula Grupo Idealizador Pró-Universidade do Sertão. A primeira reunião foi feita dia 29, último domingo, no salão de atendimento do Laboratório Exemplar, em Cícero Dantas. Lá foram traçadas as bases da elaboração do Projeto.
Marcos José, Maria Andrade e d. Josefa na 2ª reunião
     Como ação inicial, o grupo elaborará a proposta para entregar à Presidenta Dilma Rousseff quando da visita que fará a Cícero Dantas dia 18 de Maio. A visita estava prevista para dia 4 deste mês, mas foi adiada. Além desse ato, o grupo organizará fóruns de debates para recolher assinaturas de apoio ao intento. Também ficou certa a criação de um portal com notícias sobre toda a movimentação em torno da criação da Universidade do Sertão, bem como uma logística para facilitar a cobertura pelos meios de comunicação de toda região.
O grupo pretende realizar vários fóruns para debater o tema, agregar voluntários e simpatizantes e recolher contribuições diversas. Já estão relacionados oito fóruns. O primeiro será realizado na Cidade de Cícero Dantas em data ainda a ser definida. Em seguida teremos em Heliópolis, Fátima, Ribeira do Pombal, Antas, Jeremoabo, Ribeira do Amparo e Adustina. Outros fóruns estão ainda sendo viabilizados.
     Professor Marcos José adere ao grupo
João Cardoso, Washington Matos, sr. Enoque Xavier, Ana Dalva e Josoaldo
na 2ª reunião na casa do prof. Marcos José.
     A segunda reunião do grupo idealizador foi feita neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador, na cidade de Fátima, na residência do professor Marcos José, que aceitou a proposta e está agora agregado ao grupo. O professor vai ajudar na elaboração do Projeto que será entregue à Dilma Rousseff. Nesta reunião ficou marcada a data da próxima. Será dia 12 de Maio em Heliópolis. Nesta 3ª reunião será debatido o texto final que deverá conter a situação dos municípios envolvidos e o pedido de criação da universidade. Além do professor Marcos, também aderiram ao grupo o empresário Washington Andrade Matos, Uilian Souza de Andrade, Josefa Souza Cruz de Menezes, João Cardoso de Menezes e Enoque Xavier da Silva.
     Deputado paraibano quer universidade em Patos-PB
     Em Junho de 2011, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) protocolou na Mesa da Câmara Federal o projeto de lei de nº 1496 que autoriza a criação, pelo Poder Executivo, da Universidade Federal do Sertão (UFS-PB), com sede no município de Patos. Conforme Hugo Motta, a UFS-PB é um anseio das comunidades e da sociedade organizada dos municípios paraibanos de Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras e cidades vizinhas. Através dela será possível criar mais oportunidades de ensino para a população e melhorar os índices de educação superior no país, que no último Censo da Educação Superior de 2009 apontou que apenas 14,4% dos jovens da faixa etária de 18 a 24 anos estão inseridos na educação superior. O projeto do deputado paraibano não inviabiliza a criação da Universidade Federal do Sertão Nordestino – UFSN – como quer o grupo idealizador. A universidade pode ser multicampi e pode abranger todo o sertão nordestino.

¨¨¨Landisvalth Blog: Candidata do PT de Ilhéus faz duras críticas ao Go...

¨¨¨Landisvalth Blog: Candidata do PT de Ilhéus faz duras críticas ao Go...: Professora Carmelita (PT) perdeu a paciência com o governo do seu partido.      A professora Carmelita Ângela (PT) é candidata a ...