terça-feira, 6 de março de 2012

Heliópolis, Paripiranga, Cícero Dantas ou Uauá? Qual delas apresenta pior desempenho na saúde?


                                 Landisvalth Lima
O radialista e jornalista Joilson Costa fez uma pesquisa no portal do Ministério da Saúde sobre o desempenho dos municípios de nossa região na última pesquisa do IDSUS,   apresentado na última semana em Brasília. O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012) é uma ferramenta criada pelo governo federal para avaliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Criado pelo Ministério da Saúde, o IDSUS 2012 avaliou, entre 2008 e 2010, os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender às pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.
O Landisvalth Blog sempre denuncia que Heliópolis tem um atendimento de saúde catastrófico. A vereadora Ana Dalva sempre em seus discursos denuncia casos de péssimo atendimento. Vem sempre informando ao povo sobre a falácia da administração do sr. Walter Rosário. A incompetência é proposital. É para deixar o povo mais ainda dependente. A administração do PC do B em Heliópolis é um caos. Agora não é mais um blog que afirma, é o próprio governo. Heliópolis foi reprovada com 4,17 pontos, numa escala que vai de zero a dez. O inacreditável é que, mesmo assim, ainda não conseguiu ser a campeã de incompetência na área da saúde. Paripiranga venceu a parada e marcou 3,59.
Mas é bom que se diga que a desgraça acontece em toda região. O Nordeste da Bahia está marcado por gestores que não pensam no bem comum. Não cuidar da saúde e da educação é prova inconteste de incompetência ou desapego ao povo. Também foram reprovadas a saúde dos municípios de Jeremoabo - 4,87, Itapicuru - 4,83, Tucano – 4,63, Nova Soure - 4,56, Euclides da Cunha - 4,54, Antas - 4,51, Coronel João Sá - 4,49, Ribeira do Pombal - 4,43, Adustina - 4,43, Cansanção – 4,44 e Cícero Dantas – 4,34. Portanto, a medalha de ouro da incompetência na saúde pública vai para Paripiranga, a medalha de prata vai para Heliópolis e a medalha de bronze para Cícero Dantas.  
 Alguns municípios tiraram notas superiores a cinco. Não quer dizer que é uma nota extraordinária, mas significa que há alguma coisa que funciona na saúde pública. O único município a tirar nota superior a seis foi Uauá, nosso campeão de competência do IDSUS 2012: nota 6,44. Os outros bem colocados foram Glória -5,55, Caldas de Cipó - 5,54, Olindina – 5,39, Banzaê - 5,33, Ribeira do Amparo - 5,32, Sitio do Quinto - 5,32, Canudos - 5,12, Fátima - 5,10, Monte Santo – 5,03 e Quijingue - 5,02. Precisam melhorar muito, mas não chegam a ser um caos. Para ver a reportagem do Joilson Costa da Pombal FM clique aqui.
Poder inútil
A Câmara Municipal de Heliópolis tem se postado como um Poder inútil. Desde que iniciou o ano legislativo não fez absolutamente nada. Nenhum projeto de lei, nenhuma moção, nenhuma discussão... Nada! Ontem, dia 05, sequer houve sessão. Enquanto isso o prefeito deita e rola com a verba pública sem dar nenhuma satisfação a ninguém. Com a quantidade de consultorias contratadas e com o dinheiro que o povo paga para que o próprio prefeito não seja surpreendido na contramão, quem é que precisa de Câmara de Vereadores? Ele nem sequer mandou uma mensagem na abertura do ano legislativo. Depois de receber a carta branca, tchau! Até para fiscalizar as contas do município só a vereadora Ana Dalva está cumprindo a missão de ir a Serrinha todo mês. E tem gente que ainda torce o bico.
Salário dos professores
Ninguém fala nada sobre os salários dos professores. Nem mesmo um projeto foi enviado à Câmara. É só silêncio. Ninguém vê um só professor reclamando. No SINDHELI é só silêncio. Seria a preparação para uma guerra ou é marasmo mesmo?
Forjando nomes
Com Aroaldo Barbosa fora da disputa por causa da aprovação da Lei da Ficha Limpa, partidários do ex-prefeito já pensam em outros nomes. O primeiro foi o filho Adilson Barbosa. Depois tentaram Ildinho Fonseca. Agora dizem rolar uma pesquisa no município com o nome de Beto Fonseca, filho de Ildinho. Vão tentar todas as possibilidades para tentar emplacar um nome do grupo. Mas quem não está gostando é Zé do Sertão. Ele esperava que o nome dele fosse o escolhido depois do de Aroaldo. Fato é que vão fazer muitas voltas até se convencerem que só há duas possibilidades concretas na oposição: Ana Dalva ou Gama Neves. Ou é isso ou teremos 3 candidaturas.
Brincando com educação
É inacreditável o que ocorre na educação da Bahia e ninguém vê ou comenta. Até agora os professores convocados no ano passado para entrega de documentos não foram chamados para tomar posse. Há uma quantidade enorme de aulas vagas já no início do ano letivo. E vejam o absurdo: a DIREC está tentando contratar professores pelo regime PST para cobrir as deficiências até a convocação dos concursados. Quanta incompetência da SEC! E pasmem, sabem qual a grande revolução que eles querem fazer na educação? Baixaram uma Portaria obrigando professores de 20 horas a só lecionar num turno e professores de 40 horas lecionarem em dois turnos. A única utilidade destas normas é que elas estão sendo usadas por diretores politiqueiros contra professores que não se submetem aos caprichos, digamos, pouco republicanos. Parece até que não querem mais professores. Estão tentando expulsá-los do Estado para voltar ao velho esquema do Q.I. Agora, professor Osvaldo Barreto, pelo amor de Deus, venha ver o que o senhor está fazendo!
Correndo por fora
Um pardal arrependido do voto dado ao PC do B está fazendo tudo para unir a oposição e tenta emplacar um nome que ele acha neutro e que quebraria resistências. Seria um nome novo, principalmente do agrado de Landisvalth e Ana Dalva. Trata-se de Tiago Andrade, do PTN. Só que o nome esbarrou em outro problema: o vereador Renilson Alves ficaria em que praia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário