quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ana Dalva agradece aos eleitores!!!


Queridos amigos, familiares e companheiros de ideais,

Quero começar agradecendo em primeiro lugar a Deus pela imensa força que me concedeu e que me fez não desistir mesmo nos momentos mais difíceis. Em seguida, agradeço a todos aqueles que confiaram o seu voto na proposta que representei nestes quase quatro anos no Legislativo Municipal de Heliópolis e também neste processo eleitoral.
Aqueles que estiveram comigo desde o início deste sonho, sabem que não foi uma luta de um ano para uma campanha apenas. Nossa caminhada em prol de uma nova geração, com consciência, teve início há mais de 16 anos quando militava muitas vezes com apenas um ou dois companheiros em defesa de todos. Esse ideal ganhou corpo e apoio, quando, junto a pessoas do mesmo tino, buscamos conquistar um lugar no Poder Legislativo Municipal.
Fui eleita pela defesa dos moradores para servir a cidade de Heliópolis e defender aqueles que não têm voz. Acreditem, não será diferente agora. Sabemos que a vitória começa a partir da coragem, que nasce quando se tem um ideal verdadeiro. Tenham certeza, cumprirei minha missão como vereadora com a seriedade que a política exige de um cidadão que se propõe a representar o seu povo.
Meu mandato será participativo! Quero poder construir uma gestão contando com o apoio do gestor e da população. Teremos uma equipe técnica nos dando o suporte necessário para representar com dignidade a confiança que me foi dada.
Saio do processo eleitoral satisfeita, porque fizemos uma campanha dedicada, limpa, honesta, verdadeira e com poucos recursos, contando com capital financeiro próprio, sem empresários. Contamos também com a contribuição de toda a estrutura de campanha do prefeito eleito Ildinho e do vice-prefeito Gama Neves e ainda com o trabalho de voluntários que sonharam juntos conosco. Estou agradecida com o apoio recebido, e orgulhosa por poder representar o direito de todos que sonham com uma sociedade mais justa, que só será atingido com o resgate do reconhecimento e valorização social de um trabalho voltado para as reais necessidades de uma vida sustentável e respeito aos nossos conterrâneos.
Finalizando, gostaria de agradecer a cada um pelo apoio e pelos 510 votos obtidos no dia 07 de outubro de 2012, data que jamais esquecerei, pois marcou o início de mais uma vitória conquistada com muita luta, fé e coragem. E, se como disse Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas, ‘o que a vida quer da gente é coragem’, saibam que essa a tenho de sobra, pois o alimento que a manterá cada dia mais forte é a confiança e a credibilidade que recebi de cada pessoa que nos confiou o seu voto.
Vamos seguir pedindo a Deus que nos guie nessa travessia para que no final do meu segundo mandato, possa dizer orgulhosa e agradecida de que colaborei pela construção de uma Heliópolis melhor, pois só assim valerá a pena essa luta cidadã, .Tenho certeza que fomentarei profundas e sinceras reflexões sobre respeito, cidadania.
A todos um forte abraço e os meus mais sinceros agradecimentos.

ANA DALVA - Vereadora - PPS - Heliópolis - Bahia.

domingo, 28 de outubro de 2012

domingo, 21 de outubro de 2012

Já são 64 prefeitas eleitas na Bahia


Número de prefeitas na Bahia cresce 36% na eleição de 2012. Dois grupos predominam: o de mulheres que venceram em cidades dominadas por homens e o das herdeiras políticas dos maridos
Jorge Gauthier – do CORREIO

Tetti Brito - prefeita
eleita de R. do Amparo
Patrícia Almeida - prefeita eleita de Banzaê
“Eu nunca perdi para homem quem dirá para uma mulher”. Com essas palavras, o candidato a prefeitura de Anagé Elson Soares (PTB) encerrou seu último comício. Nas urnas, a surpresa: a professora Andrea Oliveira Silva, 38 anos, conseguiu derrotar o adversário que já tinha sido prefeito cinco vezes. Tornou-se a primeira mulher eleita para comandar Anagé, a 560 quilômetros de Salvador. Andrea faz parte de um fenômeno eleitoral este ano: segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o número de prefeitas na Bahia cresceu 36% em comparação com 2008, saltando de 47 para 64, percentual 5% maior que o do resto do Brasil.
Andrea diz acreditar que sua eleição foi impulsionada pelo momento feminino na política. “Essa campanha em Anagé rompeu diversos tabus de gênero na cidade. No início, não acreditavam que eu teria força de ganhar, mas consegui”, conta Andrea, que tinha perdido em 2008 por 192 votos. Divorciada, mãe de um filho de 14, ela conta:  “ele me deu apoio, mas assim como o resto da minha família, ficou com medo, já que tive que enfrentar um forte grupo político”.  Em Amargosa, a 235 quilômetros de Salvador, a atual vice-prefeita Karina Silva (PSB), 41 anos, rompeu com o prefeito Valmir Sampaio (PT) e venceu seu candidato, o também petista Júlio Rocha. “Rompemos porque ele não respeitava minha posição como mulher”, alega.
Formada em Administração pela Ufba, Karina tenta repetir a história de sua mãe, Iraci Silva, que foi prefeita de Amargosa de 92 a 96. “Minha mãe foi a primeira prefeita e agora  tenho a missão de fazer um trabalho tão bem avaliado como o dela. Ela derrotou o grupo político dos Andrade, que dominavam a cidade há 20 anos. Eu derrotei a força grandiosa que é o PT, que tem a máquina na mão”, conta.
Fátima Nunes - reeleita em Euclides da Cunha
Segundo Karina, depois do rompimento político, os adversários iniciaram ataques. “Sofri muito preconceito (por ser mulher). Os adversários começaram a me comprar a Carminha e Chayene, vilãs das novelas Avenida Brasil e Cheias de Charme, respectivamente”, diz.  Casada, mãe de três filhos, Karina conta que, apesar de ser filha de político e de estar na vida pública há mais de 15 anos, não quer que os filhos sigam sua vocação. “É sempre complicado, porque tem pouco tempo para a família”, afirma. Na nossa região, a atual prefeita de Banzaê, Jailma, será substituída por Patrícia Almeida, ambas do PT. Em Ribeira do Amparo, Tetti Brito (PSD), esposa do ex-prefeito Marcelo Brito, será a nova prefeita. Em Euclides da Cunha, a atual prefeita Fátima Nunes (PSD) venceu bem Dr. Luciano, com mais de 17 mil votos.
Experiência
Anabel de Tista - prefeita eleita
de Jeremoabo
A petista Rilza Valentim, de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador,  conseguiu se reeleger com 75.89% dos votos válidos. Desde 2008, ela tem a responsabilidade de administrar a maior arrecadação per capta entre as cidades brasileiras. “Quando fui eleita pela primeira vez, achavam que eu não ia saber o que fazer. Mas fui estudar, aprender. Hoje sei como tudo isso funciona”, explica Rilza, que tem 50 anos e é doutora em Química, em uma cidade que tem a segunda maior refinaria de petróleo do país.
Herdeiras
O nome de campanha Anabel de Tista (PSD) já indica que a prefeita eleita de Jeremoabo, a 370 quilômetros de Salvador, tem um padrinho eleitoral. No caso, seu marido e atual prefeito da cidade, João Batista Melo de Carvalho, o Tista. A nova prefeita, Anabel Carvalho, 43 anos, se elegeu com quase 1,3 mil votos de diferença. Ela entrou na política pelas mãos do  marido, mas credita a vitória ao momento político da mulher no Brasil. “Pesou ser mulher porque a mulher está num momento político positivo com a presidente Dilma Rousseff”, explica Anabel, primeira prefeita eleita na cidade.
A revolução feminina na cidade foi ainda maior, já que Anabel tem como vice outra mulher, Jannete Menezes,  também ex-primeira da cidade. Na campanha, as duas eram chamadas de “As meninas”.  Mas, nem todas mulheres eleitas tinham pretensões eleitorais, e acabaram tendo que assumir a candidatura de maridos que renunciaram às vésperas da eleição. Em algumas cidades, chegaram a ser eleitas com a foto do marido na urna. Foi o que aconteceu em Almadina, Sul da Bahia, onde a eleição foi vencida por Gleide de Val (PSD).
O mesmo ocorreu com Dra. Iracêma, eleita em Itaquara. Faltando apenas seis dias para a eleição, o marido dela, Astor Moura Araújo, foi barrado pela Justiça Eleitoral por ter as contas rejeitadas. “Tive receio em assumir a candidatura, mas tive um apoio crescente por ser mulher. Afinal, mulher quando quer fazer uma coisa faz”, explica Iracêma, 54 anos e mãe de três  médicos. Ela conta que os filhos tentaram fazer com que ela desistisse. “Nenhum filho quer a mãe na política. Eu tinha acabado de casar o último filho e pensei que iria cuidar da vida, mas o dever me chamou”, diz.
Reproduzido do Landisvalth Blog, com informações complementares de vários blogues regionais.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

¨¨¨Landisvalth Blog: Os malversadores da res pública!

¨¨¨Landisvalth Blog: Os malversadores da res pública!:                                                     Landisvalth Lima Um fato está passando de forma despercebida aos olhos do povo de ...

terça-feira, 16 de outubro de 2012

sábado, 13 de outubro de 2012

A homenagem do poeta Antonio Coca


O poeta popular Antônio Pedro Caldas, o Antônio Coca (foto), natural de Cedro de São João, em Sergipe, e vencedor de vários prêmios como poeta de destaque, residente em Heliópolis há vários anos, não resistiu e fez uma poesia em homenagem a alguns vencedores do pleito deste ano. Veja o que diz o nosso mais famoso poeta:  

Parabéns Vencedores 2012

No repente improvisado
Se mostra tudo que tem
Eu gosto de fazer verso
E à rima eu quero bem
Ana Dalva, minha amiga,
Vim lhe dar meus parabéns

Vou parabenizar Ildinho
Que ganhou para prefeito
E dizer para quem perdeu
Agora não tem mais jeito
Mangaram de Antônio Coca
E eu mereço mais respeito

Vocês zombaram de mim
Mas eu vou deixar pra lá
Vou na casa de Ildinho
Que eu quero lhe abraçar
Compre o terno e a gravata
E vamos comemorar

Parabenizar Gama Neves
Que é nosso Vice-prefeito
Se junte aí mais Ildinho
Trate este povo direito
Que eu admiro muito
Sinceridade e respeito

Landisvalth, meu amigo,
Vá à luta, siga em frente.
Você sabe que no verso
Eu não sou tão competente
Se junte aí vocês todos
Traga alegria pra gente

Eu agradeço a Jesus
Que me deu sabedoria
E a esse povo valente
Que nos trouxeram alegria
E sabe que Antônio Coca
Saber fazer poesia.

De: Antônio Pedro Caldas – (Antônio Coca)
                                             Em 07 de Outubro de 2012

domingo, 7 de outubro de 2012

¨¨¨Landisvalth Blog: Ildinho vence eleição e é o novo prefeito de Helió...

¨¨¨Landisvalth Blog: Ildinho vence eleição e é o novo prefeito de Helió...: Candidato da Coligação Unidos por Heliópolis coloca 137 votos de frente e vai administrar um município cheio de problemas e vícios. Il...

Viva o povo guerreiro de Heliópolis!!!


                             Landisvalth Lima
O prefeito encurralado foi escoltado até a viatura. (foto: Jorge Souza)
Ontem, véspera da eleição, o povo de Heliópolis deu uma demonstração inequívoca de que não quer mais eleições sujas. Cansados de ver compra de votos nos quatro cantos do município, inclusive denunciado por este blog, o povo perdeu a paciência com a falta de ação das autoridades responsáveis para coibir tais crimes eleitorais. Quando o prefeito municipal, Walter Rosário (PCdoB), o vereador Valdelício Gama (PSD) e o vereador Presidente da Câmara Municipal de Heliópolis – José Mendonça Dantas (PCdoB) – adentraram à casa do empresário Celso Oliveira, surgiu logo o boato de que estavam arquitetando como comprar votos e mudar o resultado de uma eleição que está amplamente favorável à oposição. Não demorou muito e uma multidão tomou a rua da residência do empresário e fincou pé para impedir que saíssem para a prática do crime eleitoral.
Durante toda a manifestação, eram comuns os gritos de “Ladrão, ladrão! Prefeito Ladrão!”, vaias e apupos para os que adentravam a residência. Perceberam então que o povo não estava disposto a arredar os pés dali e que o trabalho do grupo estava comprometido. Então mandaram chamar as autoridades de segurança pública. Isso irritou mais ainda as pessoas que estavam ali. “A polícia parece que vem rápido quando é para atender os poderosos!” ou “Se fosse um pobre só chegaria amanhã, mas para defender os ladrões do dinheiro público são rápidos.” Pouco a pouco a polícia fazia o seu trabalho de acalmar os ânimos. Chegaram viaturas da Caatinga, da Polícia Militar e da Polícia Civil, além do Delegado Especial, do Delegado de Cícero Dantas e da Promotoria Pública.
"Os Fiscais da moralidade eleitoral" encurralaram autoridades.
(Foto: Jorge Souza)
Só depois de uma da manhã é que conseguiram conduzir os encurralados. O prefeito saiu numa viatura e chegou a acenar para o povo ironicamente. O vereador Valdelício chegou a fazer um gesto obsceno. Logo após, como o povo não arredava do local, os policiais chegaram a pedir que todos fossem para casa e, em seguida, usaram spray de pimenta para afugentar os “Fiscais da moralidade eleitoral”. O gesto é visto por mim como o maior exemplo de cidadania de um povo. Fazer plantão na frente da casa de um empresário, que vive a badalar pelos cantos que se dinheiro ganha eleição esta estará nas mãos do prefeito, é um desafio velado a um povo que luta há mais de 27 anos por uma sociedade melhor e mais progressista. É um tapa na democracia. As pessoas ali estavam dizendo que “Chega! Se as autoridades estão cegas ao problema, nós não estamos. Ninguém dorme hoje!”.
O presidente da Câmara também foi conduzido pelas autoridades.
(Foto: Jorge Souza)
Costumo em meus artigos dizer coisas que as pessoas ainda não vislumbram. Vou aqui dizer outra: este episódio do dia 06.10.2012, em Heliópolis, será um divisor na vida política deste município. É uma demonstração de que os otários são minoria, os eleitores de cabresto estão desaparecendo e aqueles que vendem o voto já não decidem mais eleições. O povo perdeu a paciência com a política de negócios. É inacreditável a montanha de dinheiro que o prefeito Walter Rosário conseguiu para o município de Heliópolis e os serviços públicos foram os piores em todos os tempos. Ao lado disso, seu patrimônio tem aumentado a olhos vistos. O prefeito negociante do PCdoB quis transformar pessoas em mercadorias. Não conseguiu. Quis transformar a Câmara de Vereadores no seu avaliador, colocando seu cunhado como presidente nas quatro últimos anos. Como consequência, conseguiu colocar o Legislativo aos seus pés, mas vai responder a processos nos próximos quinze anos e confirmar as denúncias deste blog e da vereadora Ana Dalva. Viva o povo guerreiro de Heliópolis!
As fotos deste artigo foram gentilmente cedidas pelo jornalista Jorge Souza, do Impacto Notícias.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

¨¨¨Landisvalth Blog: Alea jacta est

¨¨¨Landisvalth Blog: Alea jacta est: Os dados estão lançados na política municipal deste ano de 2012 em Heliópolis. O eleitorado está diante de três escolhas que estão resum...

¨¨¨Landisvalth Blog: Blogueira é presa em Cuba

¨¨¨Landisvalth Blog: Blogueira é presa em Cuba: Ela, o marido, o jornalista Reinaldo Escobar, e um outro blogueiro, Agustín Díaz, foram detidos quando seguiam para o julgamento de Angél ...

quarta-feira, 3 de outubro de 2012