segunda-feira, 30 de julho de 2012

Inauguração de comitê em Heliópolis leva multidão às ruas


     
Uma multidão pintou a cidade de verde (foto postada no Facebook por Paola de Oliveira)

Não há como não dizer que a inauguração do Comitê Eleitoral da coligação liderada por Ildinho/Gama foi a maior manifestação política dos últimos tempos em Heliópolis, ocorrida no último domingo (29). Cerca de 4 mil pessoas, mais de duzentos veículos e quase 500 motocicletas circularam pelas ruas de Heliópolis levados pelos candidatos da coligação oposicionista. A eleição será 7 de Outubro. Até lá muita coisa pode mudar, mas a oposição deu uma resposta contundente à inauguração do comitê dos governistas. O trabalho de costura de mais de 60 dias para unir nove partidos parece que deu resultado satisfatório e abalou os alicerces da estrutura politica do governo municipal.
     No palanque armado na Avenida 7 de Setembro, os discursos inflamados clamavam pela união do povo em torno de um só objetivo: ganhar as eleições para Heliópolis voltar a sorrir. Ocorreram alguns excessos, o que é comum numa lista enorme de oradores, mas nada que tirasse o brilho de uma das maiores manifestações democráticas de todos os tempos no município. Parecia que as pessoas estavam aguardando o momento para dar um claro recado: o povo ainda está no comando.
    Presentes ao evento o deputado estadual Vando (PSC) e o deputado federal Zé Nunes (PSD), de Euclides da Cunha. Os parlamentares atestaram que ainda não participaram de manifestação tão organizada e repleta de pessoas, mesmo em cidades maiores. Nos bastidores a alegria estava estampada na fisionomia dos opositores e os discursos eram de exaltação à união em torno de Ildinho (PSC) e Gama Neves (DEM). Além dos deputados, usaram da palavra os candidatos a vereadores Zé Amilton do João Grande (PSC), Zé Sales (PDT), Zeic de Renilson (PTN), Sebastião Elesbão (PSDB), Zé do Sertão (PDT), Valdilene (PDT), Kelton (PDT), Ronaldo (DEM), Zé Guerra (PT) e Ana Dalva (PPS). Também falaram alguns presidentes de partidos, lideranças e membros da organização do comitê.
     No encerramento, falaram Gama Neves (DEM), o candidato a vice-prefeito, e Ildinho Fonseca (PSC), o candidato a prefeito da coligação Unidos por Heliópolis, que envolve os partidos PSC, DEM, PPS, PDT, PTN, PSDB, PTC, PR e PT. Gama exaltou a união e agradeceu a todos que tiveram que ceder um pouco para se construir uma coligação capaz de vencer as eleições e fazer Heliópolis sorrir novamente. Já Ildinho foi irônico quando trouxe um discurso por escrito. “Trago aqui um discurso escrito, não vou mentir para vocês. É que disseram que eu sou analfabeto, então vou ler aqui para que eles possam me ouvir!”. Foi aplaudidíssimo ao prometer que cuidaria da educação, da saúde e da segurança. Agradeceu ainda os apoios 
recebidos, inclusive dos vereadores Renilson Alves (PT) e José Clovis Pereria (PSD). 

     Fato é que a manifestação deve provocar reação forte nas hostes governistas. De uma coisa eles estão sabendo: o adversário da oposição não está para brincadeira. Agora resta esperar os próximos capítulos. Será que vão aceitar o fato de que a eleição não está fácil e partir para o contra-ataque ou vão fingir que aquela multidão foi formada por pessoas dos municípios vizinhos? É fato: o jogo está 3 a zero para a oposição, mas estamos apenas no primeiro tempo da peleja!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

quarta-feira, 25 de julho de 2012

sábado, 21 de julho de 2012

Começa a campanha eleitoral em Heliópolis



Verdadeiramente neste sábado foi dado o pontapé inicial da campanha eleitoral 2012 em Heliópolis. As movimentações feitas pela oposição na semana passada foram apenas aperitivos e não tiveram uma resposta contundente dos encastelados no poder. A coisa só esquentou mesmo quando a trupe do PCdoB colocou seu bloco na rua. Dois fatos marcaram o dia: a adesão do vereador José Clóvis ao PSC e a carreata feita pelo PCdoB para inauguração do seu Comitê Eleitoral. Pela manhã, a coligação liderada pelo PSC/DEM, dos candidatos Ildinho e Gama, deu um forte golpe no desejo de reeleição do atual alcaide. O vereador José Clóvis (PSD) abandonou o barco do poder e caiu nos braços da oposição. É a segunda baixa sofrida pelos partidários da administração municipal na Câmara de Vereadores. Antes, com a adesão do PT, Renilson Alves havia desistido de tentar o oitavo mandato e indicou o filho Zeic (PTN) para disputar uma vaga na coligação da oposição. José Clóvis (ou Clóvis da Massaranduba) foi recepcionado em grande estilo, desfilando pelas ruas da cidade até a casa do candidato Ildinho Fonseca, guiado pelo vice Gama Neves. Ainda não está definido como será administrada a adesão de Clóvis. Falam que o vereador não renovaria o mandato e o seu filho, o bacharel em direito Júnior, sairia candidato pela coligação da oposição, substituindo José Milton (DEM), que desistiu de concorrer. Se isso ficar concretizado, a oposição marca um gol de placa e garante a maioria no legislativo, pelo menos na análise de observadores. Na Câmara Municipal, o aglomerado da oposição, que estava resumido a Ana Dalva (PPS) e Naudinha (PSDB), agora dobrou de tamanho.
     No início da noite foi a vez da inauguração do comitê eleitoral da coligação dos governistas. O objetivo era causar impacto para amenizar o golpe sofrido pela manhã. E se depender da existência de carros, a vitória será disparada. Desfilaram aproximadamente 200 automóveis e igual número de motocicletas. É verdade que muitos deram a volta e repetiram o trajeto, mas havia muitos carros. O problema é que estavam, em boa parte, vazios. Quando vinham lotados, havia presença de muitas crianças. Sem falar na participação dos ocupantes de cargos comissionados e de pessoas de vários municípios da região, notadamente de Cícero Dantas. Do ponto de vista visual, causou boa impressão, mas não mudou a situação eleitoral. A oposição está em nítida vantagem, restando apenas a esta um pouco de organização nas ações. A inauguração do comitê eleitoral da coligação liderada pelo PSC será dia 29 de Julho e promete ser a arrancada dos opositores.
     Um problema chamado PMDB
     Nilda Santana deve entrar para a história como a política que foi sem nunca ter sido. Está protagonizando uma confusão para juiz eleitoral nenhum consertar. Destituiu os 4 membros da comissão provisória que desejavam que o PMDB se coligasse com a oposição, entre eles o ex-vereador Mundinho do Tijuco. Em seguida aderiu ao grupo do prefeito e se lançou candidata a vereadora, mesmo não estando legalmente apta para tanto, já que foi alvo de dupla filiação. Só que os 4 destituídos fizeram a convenção do partido no último dia do prazo legal e lançaram os nomes de Romerito e Bita para concorrerem a vereador. A nova comissão nomeada por ela só foi efetivada dia 3 de Julho, fora do prazo eleitoral para realização de convenções. Ou seja, ou o PMDB vai de oposição ou será afastado do processo eleitoral este ano. Mais uma dor-de-cabeça para os governistas. Nildinha está afundando o PMDB. Com a palavra o deputado Lúcio Vieira Lima.
     Disputa acirrada na vereança
     Com a pouca quantidade de candidatos a vereador, está cada vez mais clara a acirrada disputa pelas nove vagas no legislativo. Os números indicam que há 36 nomes em disputa, mas o cômputo final não deve passar de 30, com as desistências e inaptos. Quatro nomes já despontam como os mais bem posicionados. Pelos governistas aparecem Giomar Evangelista e Claudivan, ambos do PCdoB. Pelas hostes da oposição surgem Zé do Sertão (PDT) e Ana Dalva (PPS). Analistas apontam que, se tudo se mantiver como se apresenta, a bancada feminina deverá ser reduzida ao nome de Ana Dalva, já que Naudinha não vai tentar renovar o mandato. Em compensação, pode haver a maior renovação de cadeiras da história do legislativo de Heliópolis. O número pode chegar a seis substituições.

¨¨¨Landisvalth Blog: ISTOÉ no rastro de Elize Matsunaga

¨¨¨Landisvalth Blog: ISTOÉ no rastro de Elize Matsunaga:       ISTOÉ revela os bastidores da vida, do crime e da farsa que Elize Matsunaga montou para se livrar da polícia após ter assassinado e ...

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ana Dalva quer saber qual relação entre JJN e Prefeitura de Heliópolis

Qual a relação da JJN com a PMH?
(foto: Juventude em Foco, do Facebook)
     A vereadora Ana Dalva, do PPS de Heliópolis, já tem uma nova missão para o último semestre deste seu primeiro mandato. Além de tentar revelar o que houve por traz da fraudulenta licitação que levou à suspensão das obras da creche do Projeto Pró-Infância, a vereadora, mesmo em campanha para sua reeleição, está fiscalizando a administração e encontrando coisas, no mínimo, estranhas. Ela não quer adiantar nada para não prejudicar todo o processo, mas vem coisa aí de deixar prefeito sem dormir. Agora, ela quer saber qual a relação entre a empresa JJN IMOBILIÁRIA com a Prefeitura Municipal de Heliópolis. A vereadora está curiosa porque recebeu dos membros do JUVENTUDE EM FOCO no FACEBOOK duas fotos reveladoras. Além das suspeitas que já carregavam a mente da vereadora, estas duas fotos mostram a relação promíscua e bem amistosa, no mínimo, entre o setor público e o privado em Heliópolis e vai pedir explicações na Câmara Municipal no retorno do recesso. A JJN IMOBILIÁRIA é uma empresa no ramo de compra e venda de lotes, casas, terrenos e chácaras. Até aí nada demais. Na foto ela está usando um prédio público para guardar coisas que não se sabe de quem são e de onde vieram. E isso não é novo! Todos sabem que o Colégio Waldir Pires é usado por empresas promotoras de eventos para festas particulares com fins lucrativos. O mesmo colégio, entretanto, não foi liberado pelo poder municipal para a colação de grau da última turma de Magistério do município. Pelo jeito, o segundo semestre na Câmara Municipal vai arder!

sábado, 14 de julho de 2012

sexta-feira, 6 de julho de 2012

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Oposição está unida em Heliópolis, finalmente!



     A oposição ao governo de Heliópolis registrou nesta tarde, finalmente, a famosa chapa de consenso. A novidade foi o sacrifício a que foi relegado o PPS. Gama, que não queria ser  vice de ninguém, aceitou entrar na chapa nesta condição. Ildinho Fonseca, que não queria ser candidato, acabou aceitando a peleja. Ana Dalva foi apenas comunicada da decisão ontem, já por volta da meia noite. Não havia mais o que decidir. Era voto vencido, apesar do enviado da executiva do PPS, Marcos Vieira, tentar reverter o quadro. Fato é que a chapa está pronta: Ildinho Fonseca (PSC-20)- Prefeito – e Gama Neves (DEM), vice-prefeito e a coligação denomina-se UNIDOS POR HELIÓPOLIS, com os partidos PSC, PPS, DEM, PSDB, PTC, PR, PDT, PSDB. A composição só não está completa porque o professor Gilberto manteve sua candidatura a prefeito pelo PRB (10), tendo como vice Joaquim. E não apresentou candidatos a vereador. Já a chapa proporcional UNIDOS PELA MUDANÇA, liderada pelo PSC, apresenta PPS, DEM, PSDB, PTC, PR, PDT, PTN e PT.
     Adesão do PMDB
     Quem imaginava o PMDB com a oposição se enganou. A presidente do partido mudou a composição da executiva e tirou o filho de Mundinho do Tijuco, Neném, da disputa da vereança. Nilda só levará a legenda para o colo do PCdoB. Mundinho ficará com Ildinho e não apoiará ninguém do DEM, como se imaginava. Deve apoiar Ivan de Ildinho, que será candidato a vereador pelo PSC.
      Ana Dalva vereadora
     Sem opção, Ana Dalva deve tentar renovar o mandato de vereadora pelo PPS. E não terá uma tarefa fácil. Zé do Sertão (PDT), Zé Milton Sem Terra (DEM), Ronaldo (DEM), Eraldo do Riacho (PSDB), Zeick (PTN – filho do vereador Renilson - PT - que não renovará o mandato), Zé Guerra (PT – atual vice-prefeito) e Ivan Fonseca (PSC) são os nomes que estão no páreo por uma das quatro ou cinco vagas que a coligação deve abocanhar, além de outros ainda a confirmar.  Fato é que, agora, os dados estão lançados e a decisão está na mão do povo.
     Pelo Governo
     Ainda não temos dados sobre a chapa dos candidatos do governo municipal, mas está certa a composição PCdoB/PP. Como este blog está censurado, alguns nomes não poderemos divulgar, mas só partidos. Com a saída do PT e a desistência de renovação de mandato do vereador Renilson, o governo municipal sofre sério golpe. Até porque, Aroaldo Barbosa já era de lá, inclusive com Celso Oliveira e tudo mais. Na verdade ganharam apenas lideranças da Cajazeiras e a legenda sem votos do PMDB. Isto não compensa a saída do PT.
     PT em decadência
O Partido dos Trabalhadores está perdendo substância em toda nossa região. Em Pombal, Dr. Jairo deve se contentar com a vereança. Em Cícero Dantas, Gilmar não será nem vice e, em Heliópolis, o partido perderá a vice prefeitura. Isto se Zé Guerra conseguir, com o apoio imprescindível de Zélia/Antônio Jackson, uma vaga entre os eleitos. Senão, desaparecerá por aqui. O presidente do PT vai ter muito trabalho para manter o partido de Lula entre os eleitos em Heliópolis.
     Reproduzido do Landisvalth Blog.

domingo, 1 de julho de 2012

¨¨¨Landisvalth Blog: Agora não, Leitor!

¨¨¨Landisvalth Blog: Agora não, Leitor!:      Ainda não posso dizer nada sobre o que está acontecendo na política de Heliópolis, caro leitor. Não quero que este blogue seja acus...