quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Os desvios do Fundeb em Heliópolis e outras desgraças

                              Landisvalth Lima
Sei que não vai adiantar nada, mas minha consciência me pede para continuar. E não vou cansar nunca de dizer: são duas as doenças que impedem a melhoria da gestão pública em Heliópolis: a ação da maioria dos vereadores e a benevolência do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios - no julgamento das contas dos gestores. Todos sabem, até a minha avó que já morreu: O prefeito Walter Rosário, do PCdoB, foi o maior desviador de recursos da história do município de Heliópolis. Só do FUNDEB foram mais de 420 mil reais em dois anos, comprovados pelos próprios conselheiros. Além disso, há processo que corre em segredo de justiça na Ministério Público Estadual, sobre a construção da creche da Rua Mangabeira, que envolve propinas, ameaças de morte e o escambau. Não vou nem mais falar aqui das denúncias da vereadora Ana Dalva. Com tudo isso, pasmem! O TCM aprovou, com ressalvas, as contas de 2012. E sabem quanto o Walter Rosário vai pagar de multa? A bagatela de 1.500 reais, menos ainda que o piso nacional de um professor por austeros 30 dias de trabalho! Oh! Deus, onde estás que não responde?
Não estou brincando. Está lá no portal do TCM. Mas se quiser um acesso mais fácil, é só ir até o blog do Joilson Costa. O processo é o de nº 09988-13, Parecer Prévio nº 09988/13 e Deliberação de Imputação de Débito nº 09988/13. O conselheiro relator responsável é o nobre Raimundo Moreira, que, claro, vai alegar que aplicou a Lei. Todos sabem que as Leis no Brasil servem, na sua esmagadora maioria, para beneficiar ladrão, corrupto, malversador do dinheiro público e vários outros canalhas. Ele ainda determinou a restituição, com recursos municipais, da importância de R$ 107.911,54 (cento e sete mil, novecentos e onze reais e cinquenta e quatro centavos) à conta do FUNDEB, além de determinação para adoção de providências por parte do atual Gestor. Ou seja, caiu nos braços de Ildinho Fonseca retirar dos recursos públicos municipais este dinheiro para recolocá-lo na conta do fundo. Walter Rosário desviou a grana, tirou do salário dos professores e não vai pagar nada por isso, além de uma multazinha irrisória. Saiu de graça! Para piorar o desafino, a maioria esmagadora dos professores votaram no PC do B! É para rir ou entrar em desespero! Some-se a isso o fato de ainda não ter sido resolvida a devolução dos outros 213 mil desviados também do FUNDEB pelo mesmo gestor. Ou seja, o prefeito anterior fez duas vezes o mesmo ato e foi beneficiado em ambos. Tradução: no Brasil, vale a pena roubar, mas, para isso, tem ser amigo do Rei! 
O que não vale no Brasil é se indignar com isso. Não vale a pena dizer estas coisas, sair por aí escrevendo verdades. Por isso estou impedido ainda de publicar no meu blog estes absurdos e tenho que usar aqui o blog da vereadora Ana Dalva. A justiça continua impedindo que eu possa exercer a minha cidadania, denunciando as irregularidades praticadas pelo indigitável Walter Rosário. A censura ao Landisvalth Blog continua, mesmo que o prefeito não seja mais prefeito, mesmo que, neste caso, a Lei esteja a meu favor. Nem julgam, nem liberam. Ocorre que há outros recursos, outros portais. Se me tirarem a palavra, terei a voz para gritar. Se me cortarem a garganta terei as mãos para gesticular. Se me cortarem as mãos, ainda restará um corpo. Se me matarem, ainda assim meu fantasma atormentará os corruptos toda vez que meu nome se materializar em um dos sentidos.